PDA

Vizualizar Versão Completa : Air Gemini...Falência???

JanetFlight
23-10-09, 03:50
Boas...segundo um rumor bem fundado, parece que a angolana Air Gemini fechou portas esta semana...Alguem sabe de algo mais concreto:confused:
Obrigado desde já.
Talvez o colega DT777 nos possa dizer algo lá daquelas exoticas paragens Africanas..::)

DT777
23-10-09, 21:05
Não é rumor não.....fechou! Infelizmente.....mas é verdade.
Nada sei de fonte oficial,.....mas de fonte oficiosa(isto é dos olheiros oficiais do 4 de Fevereiro).....fechou !....quer dizer: deixou de operar...não voa....a frota está parada, desde que a Escom(BES), lhes tirou o tapete.....à espera de melhor futuro!

Cpts.

ClearedForTakeOff
26-10-09, 16:32
Não é rumor não.....fechou! Infelizmente.....mas é verdade.
Nada sei de fonte oficial,.....mas de fonte oficiosa(isto é dos olheiros oficiais do 4 de Fevereiro).....fechou !....quer dizer: deixou de operar...não voa....a frota está parada, desde que a Escom(BES), lhes tirou o tapete.....à espera de melhor futuro!

Cpts.

ainda voavam 727s?

Rui Alves
26-10-09, 19:45
ainda voavam 727s?
Em 2008 sim:
http://i3.photoblog.com/photos/46149-1232656169-2.jpg
Está neste post do meu photoblog (http://www.photoblog.com/ruialves/2009/01/21/)

Tambem voavam DC9,
lá bem ao fundo ve-se 1 amarelo
http://i2.photoblog.com/photos6/46149-1212169239-13.jpg

Nesta é o primeiro.
Há também um outro a 3/4 da foto.
http://i2.photoblog.com/photos6/46149-1212171957-1.jpg
Está neste post do meu photoblog (http://www.photoblog.com/ruialves/2008/05/01/)

AndreGarcez
04-11-09, 23:42
Gostava muito da pintura deles... pena... :(

GLL-088
17-06-10, 18:53
Boas Tardes,

Segundo me disse uma pessoa com familiar a trabalhar na ex-Air Gemini, a Companhia fechou as portas no final de 2009 e parte da sua frota foi vendida (á serv air ou air service Angola, não sei bem, apenas sei que é um projecto novo de Companhia aérea em Angola) embora ainda existam aviões pintados na placa.
Tenho bastante pena pois eram exelentes pilotos apesar das condições miseráveis de trabalho e os aviões eram exelentes quanto á pintura!
Enfim este mundo e assim...

Cumprimentos,
GLL-088

mulins
17-06-10, 19:26
Gostava muito da pintura deles... pena... :(

?????????????

Gaspacho Y Migas
17-06-10, 20:41
Ola Boa Tarde

Aqui está uma péssima noticia, por várias razões.

Ainda me lembro quando em 1998, penso que foi mais ou menos por esse ano, quando a Air Gemini apareceu e naquela altura foi como que a subida de vários degraus na escala da organização e da qualidade da aviação em Angola. Para alguns de nós que andavam pela TranAfrique, olhávamos para a Air Gemini com alguma inveja, pinturas bonitas e brilhantes, aviões mais ou menos limpos (para os standards angolanos excelentemente limpos), em algumas rotas assistentes de bordo, o prazer de poder voar mais barato e melhor do que nos aviões russos ou na famosa SAL. Os fins de semana no Lubango, parecia um sonho, acordar no inferno da Lunda (a guerra; os tiroteios, as cobras, a malaria, o inferno) e jantar no paraíso que parecia ser o Lubango (calmo, tranquilo, onde não existiam roubos, onde se podia jantar em restaurantes) ou ir para as fantásticas praias do Namibe.

Com a falencia da AirGemini morre um bocadinho da minha juventude..

Gaspacho y Migas

Expedite
17-06-10, 22:04
Boa noite

O fim da guerra teve coisas boas mas arruínou muitos negócios que prosperavam durante essa altura em Angola. Um amigo mandou-me este link http://www.goovideo.com/?2009/05/22/1386-tankers-en-plein-ciel há uns dias. Dá uma boa ideia de como era a Air Gemini e o que o fim da guerra provocou.

sérgio
17-06-10, 22:24
Boa noite

O fim da guerra teve coisas boas mas arruínou muitos negócios que prosperavam durante essa altura em Angola. Um amigo mandou-me este link http://www.goovideo.com/?2009/05/22/1386-tankers-en-plein-ciel há uns dias. Dá uma boa ideia de como era a Air Gemini e o que o fim da guerra provocou.

Sem querer contrariá-lo, caro forista, a guerra realmente acabou com muitas empresas Angolanos e não só no ramo da aviação, mas tb pôs a nú a incompetência de muitas delas que aparentemente estavam bem apresentadas, mas que ao se lhes levantar a saia, nem biquini tinham, a Taag tb teve tempos de glória dte a guerra, mas não estava bem extruturada e o resultado vimos há 3 anos para cá e garanto-te que apesar dos pesares, a Taag sempre foi melhor que muitas destas todas que por lá existem e agora com os olhos da E.C. Aviation por cima de Angola e o Inavic a apertar o cerco, poucas são as que resistem, só mesmo com muito esforço. Tdas elas eram má administradas e que não se via os lucros dados por elas. Pelo menos esta é ou foi a base de todos os problemas na nossa aviação que felizmente com muito esforço vai dando passos para uma nova era, onde as regras de jogo são para ser cumpridas.

Gaspacho Y Migas
18-06-10, 07:25
garanto-te que apesar dos pesares, a Taag sempre foi melhor que muitas destas todas que por lá existem

Sem querer entrar em polémicas porque será sempre opinião contra opinião e sem factos mas a TAAG da década de 90, refiro-me aos voos internos, era um perigo e era muito pior do que a Air Gemini ou do que a Transafrique.

Lembro-me de ver carregar aviões da TAAG e perguntar como era possivel que eles fossem com tanto peso e com a carga daquela forma.

Lembro-me de ver o que eram os magotes de gente, tudo a empurrar no meio da placa para poderem entrar primeiro no avião.

Lembro-me de ver animais (cabraas e galinhas) a entrar para a cabina ao colo do dono, lembro-me do cheiro horrivel das cabines dos aviões da TAAG (muito pior que os de carga sólida da Transafrique).

Lembro-me de voos da TAAG em que nos escritórios da companhia os funcionários diziam que eles estavam cheios e depois andarem os mesmos funcionários na placa a venderem os bilhetes.

A Air Gemini quando apareceu em Angola era sem duvida a melhor companhia Angolana, deixando a TAAG muito atras, aliás a TAAG deve ter aprendido muito com a Air Gemini.
Assim como a Transafrique enquanto empresa de carga era igualmente muito melhor e muito mais bem organizada do que a TAAG, era uma companhia louca (muito do tipo daquelas companhias americanas existentes no inicio da decada de 70 no sudueste asiatico (o Mel Gibson fez um filme que retratava uma destas companhias)) mas era uma empresa mais ou menos organizada.

A guerra acabou com com algumas destas empresas (Transafrique) porque os seus donos não estiveram dispostos a cortar nos enormes lucros que tinham e fazer a transição para o tempo de paz (a situação mudou, o negócio mudou, as margens de lucro mudaram), preferindo sair do negocio e investindo na guerra ao lado, no Congo.

Gaspacho y Migas

sérgio
18-06-10, 09:52
É verdade, amigo Migas, embora um tanto qto puxadas, com particularidade ao animais no colo do pax na cabine " ao menos que estejas a falar da Taag Charter, que tb estou de acordo", tdo o que dizes é verdade, ví uma vez uma aeromoça reclamar o n° de cabritos vivos que se encontravam no porão e que pertubaram a viagem toda, de Namibe até Luanda. Qto a TransAfrik, tb concordo que no que tocava ao serviço de carga eram exemplares e mesmo no cumprimento de horários, qto a AirGemini, tlv tenhas razão, porque eu já estou fora de angola há 12 anos e ela ainda não existia. Mas temos de concordar que muitas delas "airlines" são muito mais problemáticas que a Taag, sendo mesmo este o facto pela qual a esta não conseguia desenvolver. Uma boa discussão nunca acaba em conflitos, pelo contrário, só nos torna mais sábios.Valeu o seu esclarecimento.

kafkiano
18-06-10, 13:26
http://www.megavideo.com/?v=4YWZCSFP excelente documentário... muitos já devem conhecer mas vale sempre a pena rever as condições dificeis de operação em Angola.

Gaspacho Y Migas
18-06-10, 14:11
É verdade, amigo Migas, embora um tanto qto puxadas, com particularidade ao animais no colo do pax na cabine " ao menos que estejas a falar da Taag Charter

Bem isso já não consigo garantir se era a TAAG Charter ou não mas acontecia muito, sobretudo na vinda do Lubango ou Namibe. Posso garantir isso porque numa das vezes até tive direito a duas galinhas como "parceiras de viagem".

Mas a grande verdade é que sinto falta desses dias loucos, na Europa e ainda bem, tudo é muito regulamentado. A aviação das gloriosas maquinas voadoras, da operação em condições difíceis vai-se perdendo e se calhar ainda bem (mas que deixa saudads isso deixa).

Gaspacho y Migas

sérgio
18-06-10, 14:43
É verdade, tb tenho mtas saudades dos tempos em que ficava horas no nosso 4 de fevereiro sem me cansar, a ver a vida do nosso aeroporto com suas aterragens e descolagens, é verdade que até mesmo a mim, faziam subir a adrenalina. Mas, agora é tempo de mudanças, temos de deixar de aterrar em aeroportos errados por falta de entendimento entre cmdt e piloto, colidir com avião e seguir normalmente sua viagem como se nada se tivesse passado " Em Windoek, com o nosso D2-TBD, B732 e um cessna" ou mesmo fazer um Saurimo sem coordernadas, símplesmente se baseando na experiência e conhecimento da rota "aconteceu com um vizinho meu que era Loadmaster na Taag charter de então" e as aventuras deste vídeo. É altura de sermos responsáveis de nós mesmos, daqueles que transportamos como tb dos que sobrevoamos.

JanetFlight
18-06-10, 17:42
E quem nao se lembra da Air Nacoia e dos enredos CIA"escos" da Capricorn/Ibis? ;)

ClearedForTakeOff
18-06-10, 18:19
E quem nao se lembra da Air Nacoia e dos enredos CIA"escos" da Capricorn/Ibis? ;)

Who?? Podes meter mais info aqui?

sérgio
18-06-10, 18:56
E quem nao se lembra da Air Nacoia e dos enredos CIA"escos" da Capricorn/Ibis? ;)No princípio dos anos 90 eles tinham um B727, não me lembro mais da versão, mas depois pude encontrar anos atrás na net um B707 que desconhecia, se não me engano, foi no apea.pt em Cabinda, mas tb foi sol de pouca dura. Qto a esta Capricorn, não sei nada sobre ela.

DT777
20-06-10, 13:05
Era o tempo das "Vampire liners"...! Como são conhecidas as cias. aéreas que operaram ou operam na Ásia(durante e após a Vietnam War) e em África durante as guerras de e após independências!

Proliferam os lucros das mesmas, à custa da guerra e da destruição!!!
Uma vez terminada a principal "razão" da fonte de receitas, mudam-se para o lado.....; para qualquer lado onde já tenha começado outra guerra....! É a lógica do abutre: segue sempre a carcaça....

Sem querer criar polémicas e discussão, infelizmente o nosso Continente É ASSIM....
Segue sempre os ditames, de estranhos a África!
Felizmente que já não existem em Angola, companhias como a Transafrik e a Air Gemini!!

Fizeram o seu trabalho, requerido para aquela fase "de contenção" e esforço de guerra.
O meu profundo respeito e consideração, pelos colegas profissionais que o fizeram!
Mas em tempo de paz, elas não podem sobreviver.....e viu-se: a partir do momento, que a ESCOM/BES achou que os "calhaus" de Nzagi/Lunda já não davam o requerido lucro, tirou o tapete a Air Gemini....(em questão de dias/semanas a A.Gemini anunciava a falência).

O problema é que infelizmente,....muita gente aqui na Europa e na América, ainda pensam e quase que "garantem" que a Taag também opera, nos mesmos termos e condições que a Air Gemini ou a Transafrik operava na década de 90!!(com fugas hidráulicas;rebites soltos;pneus com várias lonas à mostra...etc.)

Contra essa "mentalidade" e pre conceitos,....não há nada a fazer!

Gaspacho Y Migas
21-06-10, 18:59
Não opera porque a puseram na ordem e a proibiram de voar para a Europa mas operava assim.... Contra factos também não existem boas vontades que resistam.

Gaspacho y Migas

sérgio
21-06-10, 19:22
Não opera porque a puseram na ordem e a proibiram de voar para a Europa mas operava assim.... Contra factos também não existem boas vontades que resistam.

Gaspacho y MigasÁguas passadas não movem moínhos, o caminho é para frente, até qdo vais roer este osso que já não tem nada para dar?

GLL-088
08-09-10, 13:46
Boas,

Com alguma investigação de amigos e pessoas que me ajudar que conhecem o assunto, escrevi isso :thumbup:

History
The Real Air gemini was founded in early 1999 and has begun the operations in July of the same year. The Airline, was based in FNLU, Luanda airport in Angola and the main operations, were basically, transport of cargo and fuel to the diamond mines and humanitary cargo transport services. These operations were done by Boeing's B727 in the Combi version, version which allows a configuration of cargo and passengers in the same aircraft.

On the 5th of January 2001, the airline company had an accident with one of it's aircratfs. The authority's report was that the cargo plane approached Dundo in favourable weather conditions, but there is other version of the story, that says that the aircraft developed engine problems on takeoff and crashed during an emergency landing attempt. The airplane touched down just short of the runway, the right main landing gear collapsed after striking the raised lip of the runway. The Boeing 727 continued onto the runway and deviated to the right; it slid off the runway onto an area covered with high grass and bushes. Then the other landing gear legs collapsed. In the mishap a man was killed who had stopped to relieve himself close to runway.

In February 2002 the company has opened officially the passenger transport services, although they have done it before with some occasional services, in which they transported cargo and passengers simultaneously. To do this passenger services, the Air Gemini has bought 3 Douglas DC-9-32.

The company grown up quickly and the projects in 2007 were to expand flight services to United States, European Union and other countries in Africa. However do to a world financial crisis, one of the partners, the ESCOM group, from Banco Espírito Santo has sold it's shares to Angolan investors. Since this time, the company was never able to balance the finantial part. In the end of 2009 or early 2010 the company entered in the Blacklist of the European Union, and it was banned from flying in Europe Airspace.

In September 2009, projects were made for passenger and cargo transports for the CAN Cup and Football World Cup 2010, but in the end of 2009 the Air Gemini closed do to the increase of the financial crisis. The biggest part of the fleet was sold to other Airlines, but some of them are in the sale process, waiting in Luanda airport for better days...

The callsign used by the pilot's was GLL, the company slogan was "The North To South of Angola in Good Company" (http://www.airgemini.com/). The fleet was purchased from American, Brazilian and Japanese Airlines and it was composed by 8 Boeing's B727 (some of the type 22C, others 25C and others 100F) with the registration S9-BAE, S9-BAR, S9-BAH, S9-BAU, S9-BOG, S9-BAQ, D2-ERN and S9-BAI (crashed in 2001); and by 3 Mcdonnell Douglas DC-9-32 with registration D2-ERL, D2-ERS and D2-ERJ.

This is the story of one of the first quality Airlines in Angola and Africa.

Angelo Rosa
08-09-10, 14:17
O Artigo esta bom, mas penso que estas datas nao estao correctas.

"In the end of 2009 or early 2010 the company entered in the Blacklist of the European Union, and it was banned from flying in Europe Airspace."

Penso que entrou para Black list em Abril de 2009

Engracado tambem que este e o artigo que esta na pagina da Air Gemni Virtual :)

http://airgemini-va.com/history.php (Gostei do site, pena nao conseguir fazer o download das aeronaves)

Abracos

GLL-088
08-09-10, 15:35
É normal, fui eu que o escrevi, dai o meu callsign GLL088 cool

Angelo Rosa
08-09-10, 15:47
E vão meter alguns aviões para Download?

ClearedForTakeOff
09-09-10, 00:40
artigo interessante, curioso o pormenor do infeliz apanhado pelo 727.

GLL-088
12-09-10, 22:32
Quanto aos downloads, estamos ainda a tratar disso. lol
O Homem é um infeliz observador :rofl2: