Vizualizar Versão Completa : esquecem-se de aterrar...
23 Outubro 2009 - 11h40
Estavam a conversar sobre política
Pilotos esquecem-se de aterrar devido a discussão
As autoridades de segurança e transporte norte-americanas estão a investigar um incidente que decorreu num voo entre San Diego (California) e Minneapolis (Minnesota): dois pilotos da linha aérea Northwest Airlines ter-se-ão esquecido esta quarta-feira de aterrar devido a uma discussão sobre política.
Segundo o revelado ao FBI e à polícia do aeroporto, os dois pilotos estavam a tal ponto centrados na conversa que nem sequer responder às chamadas radiofónicas dos controladores aéreos, dando-se conta do lapso já a 230 quilómetros depois do destino.
As agências internacionais dão ainda conta de que o Airbus 320 em causa tinha 144 passageiros a bordo e acabou por aterrar uma hora e cinco minutos depois do previsto.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=ADC6995A-27E3-4CA3-8287-AFE3ED58C625
23 Outubro 2009 - 11h40
Estavam a conversar sobre política
Pilotos esquecem-se de aterrar devido a discussão
As autoridades de segurança e transporte norte-americanas estão a investigar um incidente que decorreu num voo entre San Diego (California) e Minneapolis (Minnesota): dois pilotos da linha aérea Northwest Airlines ter-se-ão esquecido esta quarta-feira de aterrar devido a uma discussão sobre política.
Segundo o revelado ao FBI e à polícia do aeroporto, os dois pilotos estavam a tal ponto centrados na conversa que nem sequer responder às chamadas radiofónicas dos controladores aéreos, dando-se conta do lapso já a 230 quilómetros depois do destino.
As agências internacionais dão ainda conta de que o Airbus 320 em causa tinha 144 passageiros a bordo e acabou por aterrar uma hora e cinco minutos depois do previsto.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=ADC6995A-27E3-4CA3-8287-AFE3ED58C625
Será que olhavam poara os instrumentos sequer ou o tcas?
Querem ver que é da fadiga????????????
Depois os acidentes acontecem....
Boas
Citando a agência EFE:
Washington, 22 out (EFE).- Dois pilotos da companhia aérea americana Northwest Airlines iniciaram uma ferrenha discussão em pleno ar e esqueceram que tinham que aterrissar o avião que conduziam ontem em um voo entre as cidades americanas de San Diego, no oeste, e Minneapolis, no centro-norte.
O caso levou a Junta Nacional de Segurança no Transporte americana (NTSB, na sigla em inglês) a anunciar hoje o início de uma investigação sobre o ocorrido.
Segundo a NTSB, os pilotos se deram conta de que não tinham aterrissado onde deveriam mais de 230 quilômetros depois de seu destino.
De acordo com o órgão, os pilotos relataram a agentes do FBI (Polícia federal americana) e à Polícia do aeroporto que "estavam envolvidos em uma discussão sobre a política da companhia aérea e que se esqueceram por um momento da situação".
A discussão teria sido tão intensa que os dois sequer responderam às chamadas dos controladores aéreos, disse a NTSB.
O avião, um Airbus 320, voava com dois pilotos, três auxiliares de voo e 144 passageiros. O incidente ocorreu quando a aeronave estava a mais de dez mil metros de altura.
Por fim, o avião aterrissou sem maiores inconvenientes uma hora e cinco minutos depois do previsto.
Os dois pilotos foram suspensos à espera dos resultados da investigação, disse um porta-voz da Northwest Airlines.
Se fosse cá era logo greve por falta de liberdade de expressão e ficava resolvido o assunto
Não me parece.
Até porque a companhia e os passageiros foram prejudicados, e isso ninguém nega.
tomesaiote
23-10-09, 18:41
Oh meu santinho, mas o que é que o TCAS tém a ver com a navegação ?
Os dois moços que se sentam na ponta do tubo de aluminio meteram os pés? Os 4 (pés)!!! Dai a dizer barbaridades.....
rgds
Olharam para o TCAS???Essa é boa....
Eu gosto é que o TCAS olhe por mim.
Boas
Então e os caças XPTO dos States não foram enviados para investigar o desvio na rota?
Depois do 9/11 ainda facilitam estas coisas?
Cumps.
Pedro Becken
23-10-09, 20:23
http://blog.flightstory.net/wp-content/uploads/northwest-flight-188-map.jpg
Boas
O TCAS olha por toda a gente... quando é o caso além de olhar passa a falar, e tem pouco de fala barato!
Para mim o melhor (no sentido de pior) foi a parte de nem sequer ouvirem o ATC... devia estar quente a discussão!
Caro Kispo,
É o sentido de responsabilidade que os senhores tinham pelos 144 que transportavam.
Oh meu santinho, mas o que é que o TCAS tém a ver com a navegação ?
Os dois moços que se sentam na ponta do tubo de aluminio meteram os pés? Os 4 (pés)!!! Dai a dizer barbaridades.....
rgds
Leia bem o que escrevi.
Em relação a TCAS o senhor so olha para o tcas e os instrumentos quando emitem o alerta ?
zemariasbg
24-10-09, 17:33
http://news.yahoo.com/s/ap/20091024/ap_on_bi_ge/us_northwest_airport_overflown
haha dizem que se distrairam com a conversa ...
Se fosse cá era logo greve por falta de liberdade de expressão e ficava resolvido o assunto
Acho esse comentário um pouco "mauzinho", sem cabimento nenhum, uma autêntica tentativa de lançar uma piada que falhou redondamente...
Abc
Leia bem o que escrevi.
Em relação a TCAS o senhor so olha para o tcas e os instrumentos quando emitem o alerta ?
"The Traffic alert and Collision Avoidance System (or TCAS) is a computerised avionics device which is designed to reduce the danger of mid-air collisions between aircraft. It monitors the airspace around an aircraft, independent of air traffic control, and warns pilots of the presence of other aircraft which may present a threat of mid-air collision (MAC). It is an implementation of the Airborne Collision Avoidance System mandated by International Civil Aviation Organization to be fitted to all aircraft over 5700 kg or authorised to carry more than 19 passengers. "
Bem...esta história parece um pouco mal contada. Será possível, por mais distraídos que estivessem, alienarem-se completamente da sua função? Já nem falo nas comunicações (ou falta de..) mas no inteiro procedimento complexo que é trazer o avião da altitude de cruzeiro até á pista.
Não creio que seja possível manipular o volume do rádio ao ponto de não se ouvir, será?
Estariam eles num canal diferente ?
Se forem castigados, será que uma "mancha" destas no currículo os vai impedir de continuar a transportar passageiros comercialmente ?
As vossas opiniões...
Abraço
Acho esse comentário um pouco "mauzinho", sem cabimento nenhum, uma autêntica tentativa de lançar uma piada que falhou redondamente...
Abc
Não era piada, acredito mesmo o que acho que seria o desfecho de um incidente semelhar caso acontecesse nas nossas paragens...
tomesaiote
24-10-09, 22:06
Leia bem o que escrevi.
Oh homem, eu não olho para nada que seja instrumentos, isso é coisa da rapaziada que ganha a vida a voar.
Outra coisa que eu não faço, é falar do que não perçebo.
O TCAS é tanto um instrumento de navegação como o sexo oral é um método de contraceção... jà agora os "instrumentos" não emitem alertas........
tenha dò pàzinho......
rgds
Caro Kispo,
É o sentido de responsabilidade que os senhores tinham pelos 144 que transportavam.
Caro Fenix,
entao e estes 2 pilotos não têm vidas próprias e familias?...
Pelo que sei, esta malta da aviação comercial não sao "uns gandas malucos",
que fazem, e lhes está permitido, fazer o que bem lhes dê na gana...
Que a malta tenha vontade de comentar, tudo bem.
Que a malta tenha vontade de emitir a sua opinião, tudo bem.
Mas, antes de lançar "opiniões", que se informem bem...
sub pena de entrar no completo descredito perante toda a comunidade.
Cumprimentos e bons posts!
Não creio que seja possível manipular o volume do rádio ao ponto de não se ouvir, será?
Caro Teeseven, é sempre possível desseleccionar a audição de qualquer um dos rádios.
Quanto à situação em si, concerteza todos nós já nos encontramos numa situação em que nos alheamos completamente do que se passava à nossa volta, seja ou não no exercicio das respectivas funções profissionais. Não quero com isto desculpar de forma alguma o incidente ocorrido. Na aviação costuma dizer-se que devemos estar descontraídos, porém atentos.
Para mim o importante é que a segurança nunca foi posta em causa pese embora o caricato da situação.
Cumprimentos
António Sousa
Lapa Gonçalves
24-10-09, 23:01
Boas
Mais uma vez temos o mesmo tópico em duas áreas distintas: NOTÍCIAS e INCIDENTES.
Há poucos dias tivemos um situação idêntica relativamente ao A320 da TAP em rota para Copenhaga. Coloquei um tópico em NOTICIAS, havia um outro em INCIDENTES e, mais tarde, o meu foi apagado e, posteriormente, aberto mais um em NOTÍCIAS.
Numa situação destas devemos ou não remeter todos estes assuntos para ACIDENTES / INCIDENTES e colocar em NOTÍCIAS tudo aquilo referente á Aviação, exceptuando as duas situações anteriores.
Eu acho que a segurança esteve sim comprometida. Lembram-se, meus caros, do voo Varig 254 em que o piloto se enganou no plano do voo e quando deram por isso estavam no meio da floresta Amazónica e apenas com 15 minutos de combustível? Algo semelhante poderia ter acontecido aqui... digo eu.
Caro Fenix,
entao e estes 2 pilotos não têm vidas próprias e familias?...
Pelo que sei, esta malta da aviação comercial não sao "uns gandas malucos",
que fazem, e lhes está permitido, fazer o que bem lhes dê na gana...
Que a malta tenha vontade de comentar, tudo bem.
Que a malta tenha vontade de emitir a sua opinião, tudo bem.
Mas, antes de lançar "opiniões", que se informem bem...
sub pena de entrar no completo descredito perante toda a comunidade.
Cumprimentos e bons posts!
Caro Rui,
Conheço bem a aviação, conheço o profissionalismo de muitos pilotos, e outros membros de outras areas da aviação, sei bem que não são kamikazes.
No entanto, creio , e como lhe digo é só a minha opinião, que estes dois senhores esqueceram-se da sua responsabilidade, creio que tambem o é bem evidente para todos os que trabalham na aviação.
Negar factos é simplesmente não aprender com os mesmos.
Não estou neste forum para defender nenhuma classe em particular, mas sim a sériedade de toda uma industria que a todos nos apaixona.
Negar a irresponsabilidade que esta noticia transparece é negar o esforço e o profissionalismo dos restantes membros desta industria.
Oh homem, eu não olho para nada que seja instrumentos, isso é coisa da rapaziada que ganha a vida a voar.
Outra coisa que eu não faço, é falar do que não perçebo.
O TCAS é tanto um instrumento de navegação como o sexo oral é um método de contraceção... jà agora os "instrumentos" não emitem alertas........
tenha dò pàzinho......
rgds
Meu caro,
não me lembro de mencionar que o TCAS era instrumento de navegação, alem do que o senhor não deve ter percebido o que eu pretendia dizer..vamos a ver se esclareço...
The Traffic alert and Collision Avoidance System (or TCAS) is an aircraft collision avoidance system designed to reduce the incidence of mid-air collisions between aircraft
estamos claros nisto creio...
TCAS is an aircraft system based on secondary surveillance radar (SSR) transponder signals which operates independently of ground-based equipment to provide advice to the pilot on potential conflicting aircraft that are equipped with SSR transponders.
Em vez de intrumento devia ter mencionado a palavra sistema, que creio ser resultado do funcionamento de varios instrumentos (penso eu de que ...)
In modern glass cockpit aircraft, the TCAS display may be integrated in the Navigation Display (ND); in older glass cockpit aircraft and those with mechanical instrumentation, such an integrated TCAS display may replace the mechanical Vertical Speed Indicator (which indicates the rate with which the aircraft is descending or climbing).
mas peço que e ilucida se estou em erro...
Relativamente aos instrumentos nao transmitirem alertas .... um alerta visual por exemplo é o senhor olhar para o seu altimetro e nao estar de acordo com o do seu copiloto por exemplo, coloca-lo-ia em alerta se houvesse um desfazamento de 345 pes ou nao? mais uma vez penso eu de que ...
Espero ter esclarecido o mal entendido das minhas palavras, relativamente a falar ou não sobre o que percebe ou não , não é da minha competencia...
MiguelMorais
25-10-09, 01:19
Provavelmente adormeceram mas o melhor mesmo é esperar pelo relatório a confirmar o que realmente aconteceu.
Seja como for os dois Pilotos correm sérios riscos de ficarem sem licença.
Boas
O que eu quis dizer quando afirmei que a segurança não foi posta em causa, foi em relação à segurança física do avião e respectivos ocupantes. Claro que o ATC teve que desviar outros aviões usando os procedimentos estabelecidos para falha de comunicações e principalmente depois do 11 de setembro de 2001 qualquer situação deste género é logo suspeita ja que desde esse malfadado dia vivemos num clima de terror ao mais infímo suspiro.
Não vou aqui discutir as reinvindicações de grupos profissionais, o que eu sei é que somos todos humanos, logo todos cometemos erros. Todos, neste caso pilotos e ATC, fazemos parte duma rede que tenta sempre complementar-se de modo a que qualquer erro seja travado antes que algo de grave aconteça.
Sim, foi um erro grave de negligência, ninguém o pode negar. Analisando este e outros incidentes temos é que tirar lições para aprender a fazer melhor e tentarmos sempre fazer melhor.
Só posso falar por mim e posso garantir que tento sempre minimizar o máximo possível os meus erros e melhorar cada vez mais toda a minha técnica todos os dias, mas tal como disse só posso falar por mim...
Já agora surgiu-me uma dúvida, nesta situação não seria de enviar os caças tal como aconteceu com o voo da TAP para Copenhaga?
Cumprimentos
António Sousa
Boas
Já agora surgiu-me uma outra dúvida: será que é possível usar o sistema SELCAL nas frequências VHF? Teria tido utilidade nesta situação.
Cumprimentos
António Sousa
Ricardo Ferreira
25-10-09, 13:17
Relativamente aos rádios, o volume pode ser sempre reduzido até ao ponto de não se ouvir absolutamente nada. Costumo fazer isso (no rádio 1 onde tenho a frequência em uso) quanto estou a tirar o ATIS no Rádio 2.
Relativamente ao Tcas, é realmente um instrumento (ou chamem outra coisa qualquer) valioso mas não quer dizer que ele esteja sempre visível; isso vai depender dos SOP da companhia. Pessoalmente tenho sempre o meu visível até porque gosto de ver o que está à minha volta (2700' acima e 7000' abaixo com below seleccionado para ser mais exacto.) Se tiver-mos um TA ou RA, o display do TCAS vai aparecer no MFD ou ND e no caso do RA, vamos ter informação complementar no VSI onde nos diz o que devemos fazer.
Tudo isto funciona quando o Tcas está seleccionado em TA/RA. No Modo TA Only (usado quando temos por ex um problema no avião que nos reduza a performance do mesmo (falha de motor)) não vamos ter a informação no VSI para subir ou descer.
Tudo isto para dizer o quê: O TCAS não precisa de monitorização constante pois em caso de problema, ele avisa.
Falando agora em relação ao que aconteceu na NWA, surge uma duvida. O FMS ou FMGS tem a rota toda lá inserida até ao ultimo ponto do plano de voo e se a STAR não estiver inserida, teremos o destino. Após passar esses pontos todos e nada for inserido o que acontece? Mantém o heading que levava entre o ultimo ponto do plano de voo e o destino?
Forte Abraço
PS
Seguem algumas imagens dos sistemas que falei mais acima, referentes ao Primus 1000 da Honeywell http://www.honeywell.com/sites/aero/Flight_Controls_Guidance.htm
MiguelMorais
25-10-09, 14:55
Ricardo não tenho a certeza absoluta pois não confirmei nada, apenas vai de cabeça mas acho que regra geral é que se o FMS não tiver mais nenhuma informação simplesmente mantém o HDG anterior indefinidamente.
Ricardo Ferreira
25-10-09, 18:14
Ricardo não tenho a certeza absoluta pois não confirmei nada, apenas vai de cabeça mas acho que regra geral é que se o FMS não tiver mais nenhuma informação simplesmente mantém o HDG anterior indefinidamente.
Esta vai ser a segunda vez que mando esta mensagem pois por algum motivo as minhas mensagens andam a desaparecer. :confused:
Eu também pensava que seria isso que acontecia pois a outra opção seria orbitar à vertical do ultimo ponto (neste caso o aeroporto) e isso sim iria dar muito mais trabalho ao ATC.
Já agora e por curiosidade, os valores de "varrimento" do TCAS são iguais para todos os equipamentos (equipados nos Airbus, Boeing etc)? Por ex: O meu (primus 1000 integrated avionics da Honeywell) tem como valores : Below - 7000' +2700' Above +7000 - 2700' Normal +-2700'
Forte Abraço
*Northwest Flight Overshoots Minneapolis
*Passenger jet pilots suspended after overshooting airport by 150 miles'
*NTSB INVESTIGATING FLIGHT THAT OVERFLEW INTENDED MINNEAPOLIS AIRPORT
Northwest Flight Overshoots Minneapolis
Pilots Claim The Were Distracted, NTSB Asks If They Possibly Were Asleep At The Wheel
A Northwest flight from San Diego to Minneapolis overshot its destination by 150 miles Wednesday evening, prompting the NTSB to investigate a number of possibilities, including whether the cockpit crew fell asleep during the flight. While not ruling it out, spokesman Keith Holloway called that idea "speculative."
ATC was unable to contact the aircraft for more than an hour as it approached the airport at FL370. There had been no radio contact with the A320 carrying 147 passengers since the flight was handed off at Denver with no radio contact.
In a news release, the NTSB stated "On Wednesday, October 21, 2009, at 5:56 pm mountain daylight time, an Airbus A320, N03274, operating as Northwest Airlines (NWA) flight 188, became a NORDO (no radio communications) flight at 37,000 feet. The flight was operating as a Part 121 flight from San Diego International Airport, San Diego, California (SAN) to MSP with 147 passengers and unknown number of crew.
At 7:58 pm central daylight time (CDT), the aircraft flew over the destination airport and continued northeast for approximately 150 miles. The MSP center controller reestablished communications with the crew at 8:14 pm and reportedly stated that the crew had become distracted and had overflown MSP, and requested to return to MSP.
According to the Federal Administration (FAA) the crew was interviewed by the FBI and airport police. The crew stated they were in a heated discussion over airline policy and they lost situational awareness. The Safety Board is scheduling an interview with the crew. "
The cockpit voice and flight data recorders have been secured and are being sent to the NTSB laboratory in Washington, DC.
CNN reports that an NSTB spokesperson raised the possibility that the crew may have fallen asleep during the flight. Officials of Delta Airlines, Northwest's parent company, say they are cooperating fully with the investigation.
FMI: www.ntsb.gov
aero-news.net
Passenger jet pilots suspended after overshooting airport by 150 miles'
Both Northwest Airlines pilots have been suspended while the incident is investigated
Aviation chiefs in the U.S. are investigating to see if the pilots of a passenger jet with 144 people on board fell asleep as it prepared to land.
A Northwest Airlines flight overshot its intended destination by 150 miles before the crew realised they had missed their airport.
The two pilots of the Airbus A320 told investigators they been involved in a 'heated' argument in the cockpit and had become distracted.
But air traffic controllers said they were unable to raise the pilots for over an hour as it flew at 37,000ft across the state of Minnesota.
Officials are concerned that the pilots, who have not been named, dropped off while the jet was on auto-pilot.
A spokesman for the National Transportation Safety Board confirmed that they are looking into pilot fatigue as a reason for the overshoot.
'We will look into fatigue issues,' said NTSB spokesman Keith Holloway said.
The Northwest Airlines flight was enroute from San Diego, California, to Minneapolis on Wednesday evening.
Controllers were unable to speak with the pilot or co-pilot to give them information about their landing approach as they neared the end of the four hour flight.
The radio silence continued for an hour and 18 minutes.The jet, with 144 passengers and crew on board, was tracked on radar.
The aircraft flew over its intended destination, Minneapolis St Paul International airport, and continued northeast for approximately 150 miles over the next 16 minutes.
The airport's controllers then re-established communication with crew members, who said they had become distracted.
Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1222401/Pilots-suspended-falling-asleep-overshooting-airport-150-miles.html#ixzz0UkiLc9PC
http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1222401/Pilots-suspended-falling-asleep-overshooting-airport-150-miles.html
NTSB INVESTIGATING FLIGHT THAT OVERFLEW INTENDED MINNEAPOLIS AIRPORT
The National Transportation Safety Board is investigating an incident where an Airbus A320 overflew the Minneapolis-St Paul International/Wold-Chamberlain Airport (MSP).
On Wednesday, October 21, 2009, at 5:56 pm mountain daylight time, an Airbus A320, N03274, operating as Northwest Airlines (NWA) flight 188, became a NORDO (no radio communications) flight at 37,000 feet.
The flight was operating as a Part 121 flight from San Diego International Airport, San Diego, California (SAN) to MSP with 147 passengers and unknown number of crew.
At 7:58 pm central daylight time (CDT), the aircraft flew over the destination airport and continued northeast for approximately 150 miles. The MSP center controller reestablished communications with the crew at 8:14 pm and reportedly stated that the crew had become distracted and had overflown MSP, and requested to return to MSP.
According to the Federal Administration (FAA) the crew was interviewed by the FBI and airport police. The crew stated they were in a heated discussion over airline policy and they lost situational awareness. The Safety Board is scheduling an interview with the crew.
The cockpit voice recorder (CVR) and flight data recorder (FDR) have been secured and are being sent to the NTSB laboratory in Washington, DC.
David Lawrence, the Investigator-in-Charge, is leading the team of 3 in investigating the incident.
Parties to the investigation are the FAA and Northwest Airlines.
www.ntsb.gov
IN Flight Safety Information (23OCT09-240)
Não era piada, acredito mesmo o que acho que seria o desfecho de um incidente semelhar caso acontecesse nas nossas paragens...
Desculpa LOOOOL, só agora depois de ler 10x é que percebi que te estevas a referir as novas politicas da NWA. O que eu tinha imaginado é que estavas a dizer algo do género "Mas já não se pode conversar e por acaso esquecer de aterrar o avião? Era logo uma greve pela falta de liberdade de expressão, até parece que as pessoas já não podem conversar e mandar cag*r o controlador".
Este foi o entendimento inicial que tive do teu comentário, só agora é que percebi que não tinha nada a ver. Mais uma vez peço desculpa.
Abc
MiguelMorais
26-10-09, 00:24
Já agora e por curiosidade, os valores de "varrimento" do TCAS são iguais para todos os equipamentos (equipados nos Airbus, Boeing etc)? Por ex: O meu (primus 1000 integrated avionics da Honeywell) tem como valores : Below - 7000' +2700' Above +7000 - 2700' Normal +-2700'
Pelo menos a nível virtual (leia-se FSX) os valores são os mesmos para aqueles que têm essa opção de Above ou Below.
Temos aqui amigos a voar o 20 ou o 30 que poderão confirmar isso :cool:.
Washington (CNN) -- Federal aviation authorities are expected to suspend or revoke the licenses of the two Northwest Airline pilots involved in last week's overflight of the Minneapolis-St. Paul airport, a federal official said.
The official said the action could come as early as Tuesday.
On Monday, the National Transportation Safety Board reported that the pilots -- Capt. Timothy B. Cheney, 53, and First Officer Richard I. Cole, 54 -- told investigators they used personal laptop computers during the flight, in violation of company policy, and lost track of time.
They became aware of their plane's position only after a flight attendant asked about the landing time.
in CNN.com
Lapa Gonçalves
27-10-09, 23:44
Washington (CNN) -- Federal aviation authorities are expected to suspend or revoke the licenses of the two Northwest Airline pilots involved in last week's overflight of the Minneapolis-St. Paul airport, a federal official said.
The official said the action could come as early as Tuesday.
On Monday, the National Transportation Safety Board reported that the pilots -- Capt. Timothy B. Cheney, 53, and First Officer Richard I. Cole, 54 -- told investigators they used personal laptop computers during the flight, in violation of company policy, and lost track of time.
They became aware of their plane's position only after a flight attendant asked about the landing time.
in CNN.com
Por esta não contava eu, estiveram a divertir-se com os seus laptop´s e esqueceram tudo até o PNC perguntar "Então, ainda demora tempo para aterrarmos ?". Os jogos deviam ser muito divertidos ! Acho isto tudo muito esquisito.
Possivelmente não voaram mais !
E perderam mesmo a licença:
Washington (CNN) -- The Federal Aviation Administration has revoked the licenses of the two Northwest Airlines pilots who overshot a Minnesota airport by 150 miles during a 78-minute period of radio silence last week.
Capt. Timothy B. Cheney, 53, and First Officer Richard I. Cole, 54, were piloting Northwest Flight 188 from San Diego, California, to the Minneapolis-St. Paul airport Wednesday when air traffic controllers lost radio contact with the Airbus A320 over the Denver, Colorado, area.
"The pilots were out of contact with air traffic controllers for an extended period of time and told federal investigators that they were distracted by a conversation," the FAA said.
"Air traffic controllers and airline officials repeatedly tried to reach them through radio and data contact, without success."
Cheney and Cole told investigators they were using personal laptop computers during the flight, in violation of company policy, and lost track of time, the National Transportation Safety Board has said.
The FAA said the revocations cite several violations of regulations, including failure to comply with air traffic control and clearances and operating carelessly and recklessly.
The pilots have 10 days to appeal the revocations, which are effective immediately, to the NTSB, the FAA said.
Flight 188 carried 144 passengers, the two pilots and three flight attendants.
Cheney was hired in 1985 and has more than 20,000 hours of flight time, while Cole was hired in 1997 and has about 11,000 hours of flight time, according to an NTSB report released Monday.
Neither pilot reported having had an accident, incident or violation; neither had any ongoing medical conditions; and neither said he was tired, the report said.
They each had had a 19-hour layover in San Diego; neither said he had slept or argued during the flight, but both said "there was a distraction" in the cockpit, according to the report.
The pilots said there was "a concentrated period of discussion where they did not monitor the airplane or calls" from air traffic control, though both said they heard conversation on the radio, the report said.
Neither pilot said he noticed messages sent by company dispatchers, it added. It said the men were talking about a new monthly crew flight scheduling system put into place in after Northwest's merger with Delta Air Lines.
"Each pilot accessed and used his personal laptop computer while they discussed the airline crew flight scheduling procedure," the report said. "The first officer, who was more familiar with the procedure, was providing instruction to the captain."
Neither pilot said he was aware of where the plane was until a flight attendant called the cockpit about five minutes before the plane was to have landed and asked their estimated time of arrival, the report said.
"The captain said, at that point, he looked at his primary flight display for an ETA and realized that they had passed" the airport, the report said.
After 78 minutes of radio silence, the pilots re-established radio contact with air traffic controllers, according to the report.
After landing at Minneapolis-St. Paul, both voluntarily underwent alcohol breath tests, which proved negative, the report said.
Fonte: CNN.com
miguelmartins
28-10-09, 10:31
Bom dia!
No sistema que equipa a aeronave que eu voo, o range é de +-9000'. Ou seja, -2700' a +9000' em ABOVE, -9000' a +2700' em BELOW, e -2700' a +2700' em NORMAL. Por acaso, tinha ideia que estes valores eram iguais para todos os sistemas ACAS II.
Provavelmente há um valor minimo, podendo os fabricantes adoptar um intervalo maior de range vertical, dependendo da performance da aeronave.
Bons voos!
Ricardo Ferreira
28-10-09, 11:49
Tendo em conta que o meu avião tem "apenas" 4 minutos para se colocar dos F510 para F140, o teu sistema faz mais sentido.
Obrigado pela resposta
Forte Abraço
Cockpit distractions go beyond laptops
By Alan Levin, USA TODAY
The laptops that triggered two Northwest Airlines pilots to fly 91 minutes without talking to the ground may be relatively new technology, but distractions in the cockpit have led to accidents and incidents since the dawn of aviation.
As lawmakers and federal regulators called this week for banning laptops and certain other electronic devices in airline cockpits, experts who study why pilots make mistakes said the problem may be much more fundamental: People don't multitask very well.
Distractions ranging from a disgruntled passenger to a burned-out light bulb have been behind scores of crashes, according to federal accident reports and researchers.
"This has been recognized for decades now," said John Lauber, a former NASA researcher in human behavior who also served as a member of the National Transportation Safety Board (NTSB).
The pilots on Northwest Flight 188, which initially flew past its destination of Minneapolis on Oct. 21, told the NTSB that they were working on a new airline-issued computer program and didn't realize they had flown so far without talking to air-traffic controllers.
Distractions have been involved in numerous other airline accidents. The distractions range from frivolous conversations to pilots becoming overwhelmed by regular duties. Examples:
• On Dec. 28, 1978, 10 people died when a United Airlines jet ran out of fuel and crashed in Portland. The pilots were so focused on diagnosing a problem with the landing gear that they forgot to monitor their fuel, the NTSB found.
• On Aug. 27, 2006, pilots on a Comair regional jet tried to take off from a dark, closed runway in Lexington, Ky. The runway was too short, and the jet hit trees and burst into flames, killing 49 of the 50 people aboard. The NTSB concluded that the pilots' conversation about seeking other jobs contributed to the error.
Though he could not comment on the Northwest pilots, Key Dismukes, a NASA aviation researcher in human behavior, said that increasingly automated aircraft make distractions a potentially greater problem. Modern jets can fly for hours without any input from pilots, making distractions seem less critical.
"It's not astonishing to me at all that people get absorbed in a task and lose track of time and where they are," Dismukes said.
http://www.usatoday.com/news/nation/2009-10-30-pilot-distractions_N.htm
IN:Flight Safety Information (30OCT09-246)
http://blog.flightstory.net/wp-content/uploads/northwest-flight-188-map.jpg
lindo :D
......
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.