Vizualizar Versão Completa : Ajuda!
gonçalves95
23-08-11, 11:07
Bom dia, tenho 16 anos e gostava de ser piloto, queria saber o que me aconselham a fazer.
Além disso, gostava de ter uma lincenciatura, acham importante que seja na área ou é preferivel tirar um curso que me permita trabalhar enquanto não entrar na profissão (ou, sem querer ser pessimista, que me permita ter emprego, se nunca chegar a ser piloto)?
Já falei com algumas pessoas do meio, mas quanto mais ajuda, melhor.
Fico à espera de respostas, obrigada :D
Caro Gonçalves95. Benvindo ao aviaçãoportugal. Leia as regras do fórum, e pesquise por este sub-fórum. Existem aquí inúmeros tópicos e respostas directas às suas perguntas.
Aparte disso encontra uma comunidade que também partilha esse seu gosto pela aviação, fotografias bonitas e muito conhecimento que pode vir a ser útil.
Boa tarde,
O meu conselho, dado que és um rapaz novo, é uma licenciatura (ou mestrado integrado) numa área que gostes e que tenha saída profissional.
Simultaneamente, caso tenhas disponibilidade financeira, começas a tirar o ATPL. Quando acabares o curso superior começa a trabalhar e quando terminares o ATPL tenta tirar o curso de instrutor e voar em part-time, mantendo a outra actividade com a principal, se for a mais bem remunerada.
Depois é procurar uma oportunidade de emprego na aviação, que como sabes, com os requisitos actuais de horas para admissão, é cada vez mais difícil e dispendioso aceder à profissão.
E saliento, ser piloto é uma profissão, como tal é para se ser remunerado para a exercer, não é para se pagar para a desempenhar.
Pondera bem o investimento no curso, que são cerca de 65.000 Euros só para o ATPL e se tiveres de custear o rating são mais cerca de 30.000 Euros e com isto só tens cerca de 200 h de voo e o Type Rating, mas já investiste 95.000 Euros e ainda não tens emprego.
Ainda falta as horas de experiência que as companhias pedem, que para se conseguirem 1500 h são pelo menos 2 anos a trabalhar e em Portugal não há muitos sitios onde trabalhar para as fazer.
Portanto pensa bem, faz as tuas contas, que ser piloto, nas condições actuais, entre o investimento e a remuneração que se tem, já não é o que era antigamente.
Saudações Aeronáuticas,
FlyHigh
gonçalves95
23-08-11, 13:26
FlyHigh, sou uma rapariga ehehe Então acha boa ideia tornar-me instutora para fazer horas e adquirir experiencia?
E fora de Portugal, tenho mais hipoteses? Não faço questão de ficar cá.
Desculpe a ignorancia, mas o que é o Type Rating?
Obrigada
Boa tarde,
O mercado Português é muito pequeno, não há muitas opções para fazer horas entre o que se tem quando se termina o curso e o que são agora os requisitos das companhias (entre 1000h e 1500h).
O trabalho de taxi aéreo, reboque de mangas, vigilância, etc, é escasso e sazonal e mesmo conseguir lugar a dar instrução, face à escassez de trabalho e à grande quantidade de pilotos que foram formados nos últimos anos é difícil.
Lá fora o problema é a língua, convém saber falar a língua local, sendo que as dificuldades na aviação são globais, não localizadas só em Portugal, quando se refere à empregabilidade dos pilotos acabados de formar.
Um Type Rating é uma qualificação tipo de aeronave, que é requerida em complemento à qualificação base, para pilotar aeronaves cuja especificidade, complexidade ou performance assim o determinam (basicamente é o curso do avião - p. ex. A320 ou B737).
Saudações aeronáuticas,
FlyHigh
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.