Vizualizar Versão Completa : Yoke vs joystick
GentleGroove
26-10-09, 11:39
Bom dia a todos,
ando a pensar em comprar um yoke da Saitek para o simulador, mas tenho algumas dúvidas. Uma vez que estou habituado desde sempre a jogar com joystick, tenho receio de "estranhar" um bocado a acção (especialmente o eixo vertical), ou mesmo de não me conseguir habituar.
Queria saber opiniões de quem já fez a transição de joystick para yoke ou apenas experimentou. Acharam fácil a adaptação? É fácil manter o controlo com uma só mão? E em termos de realismo que tal?
Cumpts
Bom dia a todos,
ando a pensar em comprar um yoke da Saitek para o simulador, mas tenho algumas dúvidas. Uma vez que estou habituado desde sempre a jogar com joystick, tenho receio de "estranhar" um bocado a acção (especialmente o eixo vertical), ou mesmo de não me conseguir habituar.
Queria saber opiniões de quem já fez a transição de joystick para yoke ou apenas experimentou. Acharam fácil a adaptação? É fácil manter o controlo com uma só mão? E em termos de realismo que tal?
Cumpts
É tão facil de controlar como o joystick, pode fazer confusão mas apenas ao inicio depois controla-se tanto com as duas mãos, como com uma, como com o dedo se for preciso.
Em termos de realismo é muito subjectivo, se for voar num A320 o joystick é mais real, se for num 737 o yoke seria o mais adequado. Depende muito dos aviões que costumas usar no simulador. Mas em termos de realismo na generalidade acho que são bons, se puderes compra, é um bocado diferente mas só no inicio, depois é como passar de FMC para FMGS, a base é igual, so mudam os "acabamentos".
Abc
E se queres qualidade, CH é sempre o standard do que ouvi falr, porque eu so mais de joystick, tenho um Logitech E3D pro, e estou muito feliz com ele, mas também prai 99,99% do meu logbook é A320 :P
danielglourenco
26-10-09, 14:25
Aproveito também para colocar uma questão. Sempre tive joystick, não me recordo agora da marca. Ao ligar, nota-se o "force feedback", mas assim que ligo o fs o joystick perde essa tal força. Já fui ás calibrações, etc e nunca consegui resolver...
NunoRibeiroNunes
26-10-09, 14:55
Boa tarde,
Eu tambem comecei no simulador com um joystick e ate era "engracado" usar o joystick, mas sempre tive a esperanca de ter um yoke e pedais em casa para poder dizer que da mais "pica" e realmente da!!Hoje em dia tenho pedais e yoke da CH e tou muito satisfeito(embora haja outros pedais e yokes melhores) e simplesmente fantastico. Por isso aconselho a todos exprimentarem ou usarem o yoke e pedais, quer em Airbus ou Boeing vao notar um diferenca abismal.
Bons voos.
Nuno Nunes
GentleGroove
26-10-09, 15:24
Obrigado pelas respostas. Eu realmente gostava de experimentar o yoke, até porque nos últimos tempos vôo a 100% em 737 e 757. Tenho o mesmo stick do Guga (a versão sem force feedback) e estou 100% satisfeito, mas tinha curiosidade em experimentar yoke + pedais, parece ser espectacular.
O que me desencoraja mesmo são os preços, pelo que tenho visto à volta de 200 euros para um conjunto yoke + throttle + pedais :( Tenho um volante Sidewinder com pedais, já pensei em usá-los, mas o FS2004 não reconhece correctamente (fica um pedal como rotação Z e outro como eixo Y). Alguém faz ideia de como ultrapassar isto? Talvez através do FSUIPC???
Cumpts
GG, enganaste-te, não tens um joystick como o meu, deves é ter um como o do pina, ele é que falou em modelo.
Já agora deste lado controla-se com um Logitech Wingman Extreme Digital 3D.
Abc
GentleGroove
26-10-09, 23:37
GG, enganaste-te, não tens um joystick como o meu, deves é ter um como o do pina, ele é que falou em modelo.
Já agora deste lado controla-se com um Logitech Wingman Extreme Digital 3D.
Abc
Oops... Engano meu, sorry, era a ele que me queria referir.
Aproveito também para colocar uma questão. Sempre tive joystick, não me recordo agora da marca. Ao ligar, nota-se o "force feedback", mas assim que ligo o fs o joystick perde essa tal força. Já fui ás calibrações, etc e nunca consegui resolver...
experimente actualizar as drivers por vezes resulta...
Eu de momento tenho 1 Joystick Saitek Cyborg evo Force e até estou contente com ele, mas estava a pensar em mudar para Yoke... a dúvida mantém-se entre o CH e o Saitek... estou mais inclinado para o Saitek... mas já agora se poderem dar uma opinião é sempre bem vinda...
Abraço
Saitek em joystick e CH em yoke e pedais, pelo menos para mim este é o melhor esquema
Abc
Saitek em joystick e CH em yoke e pedais, pelo menos para mim este é o melhor esquema
Abc
eu por acaso li uma review e falam bem de ambos... sei que os CH sempre foram os mais falados e quem os teve pouco se queixou...
Obrigado pela dica.
Abc
Boas,
No meu caso (Logitech Force3DPro) foi preciso, nas configurações, activar uma opção chamada "activar força central em jogos com reorientação de força" e seleccionar num cursor a intensidade da força central.
Cumprimentos
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.