PDA

Vizualizar Versão Completa : Antena para ADS-B

cl_audio
28-11-11, 23:40
Viva,
No passado fim de semana ocorreu nas instalações do IPJ em Moscavide a feira anual de Radio-amadorismo.
Nesta feira encontram-se à venda rádios e outros acessórios para o hobie e uma série de artefactos ligados às radiocomunicações.
Tal não é o meu espanto quando numa das bancas encontro uma antena de transponder de avião!
Já a testei e é ressonante nos 1050Mhz, isto quer dizer que é excelente para receber ADS-B.
Já a testei com o meu receptor (SBS1er) e aparentemente é bem melhor que a antena que veio com o equipamento, pelo que, um destes dias migrará para o telhado aqui do prédio.
Segue uma foto da mesma.
Cláudio Silva

http://i1023.photobucket.com/albums/af352/cl_audio/Aviation/IMG_0107.jpg

mt007
05-12-11, 00:37
Boas Claudio,
ainda bem, devia ir a estas feiras, encontra-se ás vezes muita coisa porreira.
Diz o resultado depois.
Abraço

cl_audio
05-12-11, 09:14
Viva Miguel,
Neste momento o sistema está a trabalhar com uma antena que eu construí, e com resultados satisfatórios. Se reparares no site flightradar24, a sul e oeste de Cascais são maioritariamente captados com o LPCS2.
A cobertura ronda as 200nm. No entanto tenho muitas quebras porque estou a usar cabo de 75ohm em vez de 50.
Estou à espera de uma ficha para conectar esta antena e depois direi os resultados.
Estou também a projectar conjuntamente com outro radio-amador, uma antena especifica para esta frequência, com as respectivas concavidades (filtros passa-banda) e amplificador de RF. Acredito,porque os cálculos assim o dizem, que devo aumentar o raio de acção para as 400nm.
Quando este projeco estiver terminado, a caixa passará para o telhado e será alimentada por POE.
Abraços!
Cláudio Silva

mt007
06-12-11, 22:48
Boas,
vai lá vai isso está numa fase brutal então.
Ainda bem fico contente por ti.
Ainda bem a ver se temos o nosso céu ainda mais animado.
Abraço