PDA

Vizualizar Versão Completa : Escolhas seguras

Helder
01-12-11, 14:54
Boas a todos, chamo-me Hélder, tenho 15 anos, sou novo neste fórum e se tiver probabilidades queria seguir meus estudos como piloto de avião... Bem, o que queria mesmo era que me tirassem umas duvidas sobre umas escolas de aviação. Quando acabar a escolaridade em Portugal estou a pensar ir para o estrangeiro, seguir o meu sonho deste pequenito, na net tem me vindo a aparecer escolas ao agrado mas quando vou ver os preços dos cursos crying... Até agora vi 3 escolas com preços razoáveis:
- Ibertour http://www.ibertour.com/en Parece ser uma boa escola mas os preços parecem ser bom demais pra ser verdade.
- CTC wings http://www.ctcwings.com/ Tem escolas espalhadas pelo mundo: Europa, Nova Zelândia, etc. Adoro essa escola, tem frota de DA42, excelente alojamento mas os preços também assustam...
- Egnatia Aviation http://www.egnatia-aviation.aero/ Não vi muito falar dessa escola mas parece-me ser porreira...

Por favor respondam-me,

Obrigado

Hélder

jmsoares91
01-12-11, 14:56
Helder porque nao tirar o ATPL em Portugal ?

Helder
01-12-11, 14:57
Amigo, aqui em Portugal a economia não anda boa...

jmsoares91
01-12-11, 14:59
Amigo, aqui em Portugal a economia não anda boa...

Entao e puseste uma escola em Espanha e outra na Grécia ? lol

Helder
01-12-11, 15:02
blink pelo menos os preços sao mais baratos do que os cursos em portugal... mas podem estar enganados, nao sei...

jmsoares91
01-12-11, 15:06
blink pelo menos os preços sao mais baratos do que os cursos em portugal... mas podem estar enganados, nao sei...

E por alguma razão o são.. A qualidade sai cara

Helder
01-12-11, 15:10
Exato facepalm

jmsoares91
01-12-11, 15:11
Ibertour:

http://aviacaoportugal.net/showthread.php?t=3875&highlight=Ibertour

Egnatia:

http://aviacaoportugal.net/showthread.php?t=4109&highlight=Egnatia

Helder
01-12-11, 15:14
Da Egnatia ja tinha visto... mas nao dizem os preços dos cursos, tenho que ver....

jmsoares91
01-12-11, 15:16
Manda pm ao user do forum que la esteve

Helder
01-12-11, 15:25
Obrigado jmsoares91, também poderias me dar algumas dicas?

jmsoares91
01-12-11, 15:37
Obrigado jmsoares91, também poderias me dar algumas dicas?

Em relaçao a essas escolas nao te posso ajudar muito pois nao as conheço.

Mas o que te posso dizer é que pondera bem se vale a pena tirares o curso no estrangeiro pois tem muitos custos escondidos e ou inesperados.

ReleasePT
11-12-11, 21:01
Eu fiz na Grécia (egnatia) o MEP e MCC. Quanto ao curso total terás de ver no site oficial deles ou enviar email para eles.

Quanto à qualidade, não sei porque dizem que se for mais caro tem mais qualidade. Eu tive a experiência de estudar em Portugal e na Grécia e pelas 2 experiências que tive, chego à conclusão que lá acabei por ter melhor qualidade, acima de tudo por ter tido a oportunidade de voar aviões modernos, bem equipados e com poucos anos... só por aí valeu bem a experiência.

joao
06-01-12, 08:04
Olá Helder!

Já viste o website da CAE Évora??? A CAE também é um grupo a nível mundial com escolas em vários paises (entre eles Portugal). Eu acho que a qualidade nessa escola é boa e também recentemente incluiram à sua frota o Diamond 42. Da uma olhada ao seu website, acho que os preços estão por volta dos 70.000 euros.

Abraço!

Helder
07-01-12, 13:29
Boas, sim ja tinha visto mas como disse anteriormente em Portugal nao dá... 70.000 euros é demasiado dinheiro para investir e correr o risco de ficar desempregado, como tambem gosto da aviaçao militar estou a pensar ir para a força aerea, se nao conseguir entrar fica Ibertuor em 2º plano ou quando acabar a secundaria licencio-me em alguma coisa e depois sim formo-me em piloto em portugal

bell212
07-01-12, 14:44
olá, tambem sou estudante e queria também ser piloto de linhas aereas, é um sonho. ando tambem a ver escolas na net.
não existem preços por menos de 30.000€?

já agora quanto custa ser piloto da força aérea?
e como se faz para o ser?

hugo
07-01-12, 16:45
olá, tambem sou estudante e queria também ser piloto de linhas aereas, é um sonho. ando tambem a ver escolas na net.
não existem preços por menos de 30.000€?

já agora quanto custa ser piloto da força aérea?
e como se faz para o ser?

boas arranjar um curso por menos de 30 mil e um bocado difícil ate acho que não há , mas posso estar enganado .

quanto a força aérea n se paga nada do curso mas é complicado conseguir entrar .

podes faze-lo enviando uma candidatura para la e esperares que te chamem para fazeres os testes .

penso não estar enganado

cumps

Laurapintas
07-01-12, 19:24
bell212 e Helder, peço desculpa de ser tão bruta mas estão a começar mal se acham que ir para a AFA é uma alternativa de tirar o curso cá fora, sempre com intuito de ser piloto de linha aérea. Amigos, a carreira de PILAV não está na FAP para aqueles que querem ir no final sair para o comercial, está lá para quem quer acima de tudo defender o seu país! Não é algo que se vá para lá só porque se quer poupar os 100k € que se tem que gastar cá fora! E não pensem que estou a fazer conversa fiada, eles sabem bem quem está lá pelos motivos certos, estejam conscientes disso! Se falarem em termos monetários, o estado gasta milhões na instrução de um, sim, apenas de 1 PILAV, por isso não pode haver erros na selecção!
No ano passado, apenas entraram 14 pessoas. Notas >17, saúde de ferro e muita dedicação e vontade de servir esta pátria. PENSEM NISSO

EDIT:Obrigada pela correcçao Guga ;)

pina
07-01-12, 19:48
Se querem ser pilotos de linha aérea e querem faze-lo à custa da academia, primeiro duvido seriamente que entrem porque se quem queria a vida militar não consegiu entrar... E depois, assumindo que entram, tem que indeminizar o estado com todos os custos suportados na formação e estadia na academia e força aérea. Que inclui fardamentos, livros, tecto, combustivel...
Foram 14 admitidos btw

Se querem poupar, dinheiro estudem até morrer, de maneira a serem elegiveis para os ab-initios que há por ai fora. De outra maneira só sendo politico.

Helder
08-01-12, 10:00
Bem, vamos cá esclarecer uma coisa, para as pessoas que pensam que me vou aproveitar da academia para mais tarde virar a piloto comercial estão profundamente errados, se um dia conseguir entrar ficarei lá até o resto da minha vida, mas claro um gajo quer ser mas é piloto, independentemente de ser piloto civil ou militar.:plain:

pina
08-01-12, 13:54
O problema não é ficar lá. Alias, quando lá se entra actualmente dificilmente se sai, excepto quem é excluido ou quem paga para sair. O problema é querer ficar lá, e acima de tudo, querer viver a vida militar.

Tiago Cotrim
08-01-12, 14:26
Boas

O problema da Força Aérea começa quando põe PILAV's a voar "secretárias" em Alfragide ou noutro lado qualquer....Quem é piloto que gosta de voar "secretárias"?

Saudações Aeronáuticas

Laurapintas
08-01-12, 17:06
Boas

O problema da Força Aérea começa quando põe PILAV's a voar "secretárias" em Alfragide ou noutro lado qualquer....Quem é piloto que gosta de voar "secretárias"?

Saudações Aeronáuticas
Também concordo. Quero la saber da evolução tecnologica, aquilo é o pior que podem fazer a quem gosta de voar!

guevara
08-01-12, 18:04
bell212 e Helder, peço desculpa de ser tão bruta mas estão a começar mal se acham que ir para a AFA é uma alternativa de tirar o curso cá fora, sempre com intuito de ser piloto de linha aérea. Amigos, a carreira de PILAV não está na FAP para aqueles que querem ir no final sair para o comercial, está lá para quem quer acima de tudo defender o seu país! Não é algo que se vá para lá só porque se quer poupar os 100k € que se tem que gastar cá fora! E não pensem que estou a fazer conversa fiada, eles sabem bem quem está lá pelos motivos certos, estejam conscientes disso! Se falarem em termos monetários, o estado gasta milhões na instrução de um, sim, apenas de 1 PILAV, por isso não pode haver erros na selecção!
No ano passado, apenas entraram 14 pessoas. Notas >17, saúde de ferro e muita dedicação e vontade de servir esta pátria. PENSEM NISSO

EDIT:Obrigada pela correcçao Guga ;)

É verdade sim Laurinha,por isso mesmo é que estão quase todos a servir a pátria...na TAP,na SATA,PGA..........facepalm

Helder
08-01-12, 18:33
Boas

Saudações Aeronáuticas

O que quer dizer voar "secretarias"?lol

Laurapintas
08-01-12, 18:57
É verdade sim Laurinha,por isso mesmo é que estão quase todos a servir a pátria...na TAP,na SATA,PGA..........facepalm

Não digo o contrário. Agora não me venham para aqui dizer que hoje em dia entra-se na FAP só porque se quer escapar aos preços de cá de fora porque isso não acontece. É óbvio que isto de servir a pátria muda, a vida passa e a pessoa começa a pensar nos €,condições e vem para fora, sabendo que tem trabalho garantido. Mas qualquer pessoa que se candidate à FAP não pode ir com esse espírito, não dá! Aquilo não é nenhum walk in the park e deve ser tratado com o devido respeito.

Helder
22-01-12, 20:26
Boas, alguém me pode informar que se fizer os cursos na América depois posso arranjar emprego numa companhia aérea na Europa?

Cumprimentos

jmsoares91
22-01-12, 21:06
Boas, alguém me pode informar que se fizer os cursos na América depois posso arranjar emprego numa companhia aérea na Europa?

Cumprimentos

Se for feito em moldes JAA sim

Helder
22-01-12, 21:19
Se for feito em moldes JAA sim

Então sempre é possível clap

Crio
22-01-12, 21:43
Acho que o IR (Instruments Rating) tem de ser sempre feito na Europa.

Helder
23-01-12, 08:19
Acho que o IR (Instruments Rating) tem de ser sempre feito na Europa.

Isso até posso fazer em Portugal... Bom deste já queria agradecer as vossas respostas, mas ainda tenho umas pequenas duvidas:

Eu como não percebo nada como funciona os cursos na América esses tais "moldes JAA" são parecidos ao da Europa a nível de dificuldade?

E depois de ter por exemplo 200 horas, como vou entrar para uma companhia que pede no mínimo 500 ou 1000?:unsure:

Kiko
23-01-12, 08:32
Isso até posso fazer em Portugal... Bom deste já queria agradecer as vossas respostas, mas ainda tenho umas pequenas duvidas:

Eu como não percebo nada como funciona os cursos na América esses tais "moldes JAA" são parecidos ao da Europa a nível de dificuldade?

E depois de ter por exemplo 200 horas, como vou entrar para uma companhia que pede no mínimo 500 ou 1000?:unsure:

Helder, vou dar-lhe um conselho que pode parecer arrogante mas é com sinceridade que lho dou.

Leia este forum e outros internacionais de forma intensiva, vai ver que vai aprender imenso sobre aviaçao de sobre avioes.

Aseguir tente chegar ao contacto de pessoas na mesma situacao e vai ver que aprende imenso. Todas as resposta que obtiver aqui serão um pouco laconicas e nao ha nada como falar caras a cara.

5ft Hover
23-01-12, 08:38

Bom dia

Antes de tirar grandes conclusões, deve ler com alguma atenção os inumeros topicos existentes neste forum, acerca deste mesmo assunto... verá que tirar o curso, em Portugal, na Europa ou mesmo nos USA será o menor dos problemas...

A questão da passagem das 200 hrs para as 1000 hrs, por exemplo, já foi questionada inumeras vezes, e duvido que alguem tenha a resposta, pelo menos para que sirva para todos que as procuram....

E muita atenção ás respostas que lhe dão que é aquilo que quer ouvir - elas normalmente estão erradas, ou a coisa nao é assim tão simples - como foi o caso...

Pesquise, consulte, estude... Se realmente avançar com o curso, pelo menos já apanhou bons hábitos de estudo/pesquisa..

Boa sorte

Cump

Costa
23-01-12, 11:01

Como vai entrar numa companhia que pede no mínimo 500 ou 100 horas? Fazendo-as: voando. E, meu caro, ter essas 500 ou 1000 horas nem será em si mesmo condição bastante para ser admitido numa dessas companhias. Será condição necessária, mas não suficiente. E não serão muito provavelmente quaisquer 500 ou 1000 horas, é possível que lhe seja requerido, ou pelo menos valorizado, algum tempo em multimotor, em turbina, enfim, o que se entender instituir como filtro no processo de selecção. Seja perante as necessidades de quem recruta, seja perante o potencial de candidatos, no mercado.

A ideia de que se sai da escola com 200 horas e se salta para o lugar à direita no cockpit de um 320, com o type rating pago (ou, sendo-se menos bem sucedido pelos padrões que parecem ser por aqui usualmente dominantes, um 737 pagando o type rating), é algo ainda muito interiorizado por alguns colegas foristas. Como algo natural e às vezes mesmo quase (quase?) como um direito.

As coisas não são assim. Foram-no, durante alguns anos (mas nem então garantidamente) e não para toda a gente. Entres outros, os critérios de selecção incluiram e incluem, mas não se limitam a isso, a prévia experiência de voo.

Os custos da sua formação não se vão ficar, salvo um tremendo golpe de sorte - e não se recomenda, acho que o posso dizer, planear a vida em "fézadas" e esperanças em milagres - pelo curso inicial. Para progredir, uma vez mais como condição necessária e não suficiente, é necessário estar preparado para financiar o pagamento da sua formação em actividades que constituirão etapas até chegar à "Companhia de Linha Aérea". Etapas, note, que até têm perfeita dignidade para representarem em si mesmas uma carreira profissional, mas que inicialmente, pelo menos, e sendo genericamente aceites como "trampolins" para outras ambições, não são verdadeiramente atraentes em termos de remuneração, pelo menos face ao imaginário que rodeia a profissão de piloto; se não se revelarem mesmo casos de pagar para trabalhar...

Faça o que já lhe sugeriram aqui: consulte os anteriores tópicos sobre o mesmo assunto. E abandone desde já duas ideias: a de que o curso de Piloto de Linha Aérea (do qual sai, convém não esquecer, Piloto Comercial de Aviões com uma qualificação teórica de Linha Aérea - o "frozen ATPL" que poderá ver referido aqui ou ali), é em termos de investimento e de currículo o que lhe basta perante as companhias; a de que feito esse curso - e mesmo outros, mesmo depois de acumulada uma já considerável experiência na aviação - terá garantidamente emprego numa Companhia.

Costa