Vizualizar Versão Completa : Concorrência entre Ryanair e Easyjet
tangarizie
27-10-09, 16:10
Olá a todos.
Despertou-me a atenção esta questão da concorrência directa na mesma rota entre Ryanair e Easyjet.
Tirando as rotas de UK para Faro em que a procura do mercado dá para as 2 companhias, há mais uma rota nacional em que a Easyjet está em concorrência directa com a Ryanair (ou vice-versa): OPO-BSL.
A Easyjet já opera esta rota 3 vezes por semana desde há alguns anos (2 ou 3). Quando a Ryanair decidiu abrir a base no Porto anunciou que também começaria a voar nesta rota 3 vezes por semana. Se eu achei logo que desta forma, mais tarde ou mais cedo, uma delas irá ter que cair (não me parece que haja procura suficiente para voarem com taxas de ocupação altas), venho a descobrir que a partir da próxima semana a Easyjet intensifica a "guerra" e passa a fazer voos diários nessa rota.
Não acham um exagero este aumento repentino de 3 para 10 voos semanais (3 RYR + 7 EZY)? Acham que há procura no mercado para as 2? Qual delas vai abandonar a rota primeiro?
Muito bom! Guerra de precos, nos como clientes so ficamos a ganhar!
E eu ja estou a beneficiar em dezembro la vou eu! pela ryanair.
Pedro Becken
27-10-09, 20:20
No Porto até acho que é mais Easyjet x Tap, a Easy faz concorrência directa no Genebra (já com 2 voos por dia), Paris e em breve Londres Gatwick, acredito que esteja a tirar mais passageiros à TAP do que à Ryanair neste momento :)
Em relação a Ryanair x Easy, embora não seja o mesmo aeroporto, anda lá perto é o destino Lyon. A Ryaniar voa para St. Etienne.
Abraço,
Realmente se for concorrência transparente e competitiva é muito bom para o cliente. Oferecer preços mais competitivos e serviços de qualidade e eficazes é a vantagem que as cias têm que criar para vencer.
Viva !
Ouvi ontem na rádio que a RYR esperava transportar 70,000 passageiros entre OPO e FAO no próximo ano. Ora se são 4x semana fazendo as contas por alto daria qualquer coisa como 165 pax por voo (cada perna).
Parece-me demasiada ambição. Será que nos meses de verão haverá um aumento de frequências ?
Abraço
Rafinha130
30-10-09, 22:28
Boa noite a todos,
Acabo de me registar, se bem que acompanho há muito, desde o LF, os vossos comentários.
A rota OPO-BSL tem tido excelentes resultados, mesmo no Inverno apenas com a Easy e mesmo com a chegada da Ryanair.
Por exemplo, para amanhã dia 31, temos segundo o booking engine de cada uma:
Ryanair (noite)
OPO-BSL 180 pax / 95%
BSL-OPO 165 pax / 87%
Easy (manhã)
OPO-BSL 138 pax / 88%
BSL-OPO 156 pax / 100%
Parece haver mercado para tanta oferta.
Tanto mercado e a RYR já não faz BSL.
A Ryanair fechou a base de Basileia.
Abraço
Luis
Luis Rodrigues
26-01-10, 13:56
Ryanair a querer ganhar a Easyjet hum...
Bem em Portugal a Easyjet sem duvida tem um forte peso com as Rotas de Poto-Genebra ou Lisboa-Genebra ou Lisboa-Madeira de certo que só nesses já tiram um grande partido em termos de voos extras e passageiros devido a que aqui em Genebra a Easyjet chega a fazer 3/4 Diarios para Lisboa em alturas altas, quando a passageiros, a Easyjet vai sempre quase a "pinha" para o centro da europa e também muito para Ingleterra e muitas mais rotas.
Quanto a RYR deixar Basel é mesmo sinal que perdeu lugar e a Easyjet afirmou-se ainda mais e como a cada dia a Easyjet ta abrindo rotas novas desde Basel e Genebra (As que tenho mais informações) para muitos mais destinos a preços "Amigos" do Passageiro.
Mas os preços que a EZY está a praticar no OPO-BSL, a meu ver não são competitivos para o serviço que faz, mas prontos.
Luis Rodrigues
26-01-10, 15:22
Mas os preços que a EZY está a praticar no OPO-BSL
Depende das Alturas.
Sem crer sair desse lema:
Easyjet-> LIS-MAD 2 Pessoas 69€ (Ida e Volta) em Agosto
Ryanair -> OPO-MAD 1 Pessoa são 60€ (Ida e Volta) em Agosto
Por acaso nos mesmos dias de ida e volta :(
Também deviam apostar numa rota para Zurique. Neste momento só tap e swiss air é que fazem esta rota a partir de lisboa e do porto é só tap.
Viva !
Ouvi ontem na rádio que a RYR esperava transportar 70,000 passageiros entre OPO e FAO no próximo ano. Ora se são 4x semana fazendo as contas por alto daria qualquer coisa como 165 pax por voo (cada perna).
Parece-me demasiada ambição. Será que nos meses de verão haverá um aumento de frequências ?
Abraço
Boas
No verão serão 11 voos semanais OPO-FAO-OPO.
Paulo Carvalho
Luis Rodrigues
30-01-10, 17:50
Também deviam apostar numa rota para Zurique. Neste momento só tap e swiss air é que fazem esta rota a partir de lisboa e do porto é só tap.
Swiss Air? onde isso ja vai :S Swiss Airlines
do Porto também a Swiss para Zurich (Pelo menos ao Sabado)
A Easyjet voa para Zurich desde 4 Aeroportos Ingleses, agora fazer um Lisboa-Zurich ou Porto-Zurich penso que seria mandar € ao chão pois aquele magnifico Aeroporto que temos as taxas não são nada amigas e então para a RYR deve ser coisa nula.
Gaspacho Y Migas
30-01-10, 18:13
Swiss Air? onde isso ja vai :S Swiss Airlines
do Porto também a Swiss para Zurich (Pelo menos ao Sabado)
A Easyjet voa para Zurich desde 4 Aeroportos Ingleses, agora fazer um Lisboa-Zurich ou Porto-Zurich penso que seria mandar € ao chão pois aquele magnifico Aeroporto que temos as taxas não são nada amigas e então para a RYR deve ser coisa nula.
As taxas nos aeroportos serão sempre inversamente proporcionais ao poder das companhias aéreas e ao interesse que os aeroportos e associações de turismo da região têm nas companhias aéreas.
No caso da Ryanair, o Porto tem muito interesse nas empresa e a empresa retribui sendo já a numero 1 no aeroporto.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.