Vizualizar Versão Completa : Curso Integrado de Piloto de Linha Aérea de Avião
joaoalves1981
04-11-09, 11:26
Boas!!!
Desde sempre que tive o sonho de ser piloto de linha Aérea, contudo e por motivos financeiros, aos 19 anos tive que iniciar a minha vida profissional e aos 23 tirei um curso superior, apesar de os anos passarem, nunca perdi o meu sonho de criança. Hoje tenho 28 anos e penso seriamente se ainda valerá a pena manter o sonho de infância, e iniciar o curso na Gestair ou na OMNI em horário pós-laboral ou morrer sem nunca ter tentado.
O que eu vos peço é uma opinião sincera sobre os seguintes aspectos:
- Quando terminar o curso terei 30 anos, será uma idade já "avançada" por exemplo para mais tarde sonhar com uma entrada na TAP?
- Serão estas duas escolas as melhores a nível nacional? Existem outras opções? Entre as duas qual será a melhor opção?
- Será compatível manter uma vida profissional activa e à noite tirar o curso?
- Se terminar o curso e tiver por exemplo 12 meses sem encontrar emprego, que custos existem com a manutenção da licença?
Cumprimentos.
Boa tarde
Não te vou poder responder a todas as tuas perguntas, mas acho que posso dar uma ajuda...
Na minha prespectiva nunca é tarde para ir atrás de um sonho.
Quanto á entrada na TAP, acho que nunca vamos saber o panorama actual quando acabamos o curso, mas no meu ver a aviação não é só TAP (mas isso é para mim)
Tirei o curso na Gestair (ainda aerocondor na altura) em regime pós laboral. Acho que é compativél quando nos esforçamos e termos um horário que nos permite ir ás aulas todas. É bastante cansativo, mas acho que vale a pena, mesmo que ainda não tenha entrado no mercado de trabalho.
Acabei o curso no final do ano anterior e para continuar temos que revalidar as licenças, tais como o certificado médico, multimotores e a licença em si. Ainda não revalidei tudo e neste ponto acho que devem haver colegas que possam esclarecer melhor, mas acho que, a revalidação de todas deve rondar os 1000/1500€ anuais.
Espero ter ajudado e se precisar de mais esclarecimentos, dentro do que eu possa ajudar.....
Ninguem melhor para possiveis esclarecimento que alguns colegas foristas que são intrutores nas várias escolas.
Cumprimentos
Se o sonho for entrar na TAP então penso que não vale a pena fazer o curso,se o sonho é ser piloto,voar seja aqui em portugal ou noutro lugar qualquer,seja linha aérea,agrícola,fogos,carga,correio,voos charter,rebocar mangas,fazer fotografia aérea,instrução então concerteza que vai valer a pena.
Já agora mais uns esclarecimentos em relação á TAP:não se ganha tanto como se diz por aí,não se trabalha tão pouco como muitos pensam,a vida na maior parte dos dias não têm nada de glamorosa.
Um abraço.
Boas
Vale sempre a pena acreditar nos sonhos. Mas é preciso ser realista.
Espero que não leve a mal, mas vou responder à sua questão com o máximo de honestidade (apesar de ser o meu 1º post).
- Quando terminar o curso terei 30 anos, será uma idade já "avançada" por exemplo para mais tarde sonhar com uma entrada na TAP?
Sim. Com 30 anos o sonho de entrar na TAP está seriamente comprometido. Está a 5 anos da idade máxima e com muita concorrência.
Essa concorrência vai ter vantagem porque é pessoal mais novo e com mais horas.
Esta é uma analise feita com base na realidade actual.
No entanto, está mais que provado que a aviação funciona por ciclos e não há duvidas que daqui a poucos anos vai voltar a melhorar. Duvido é que melhore o suficiente para si.
As boas noticias é que há mais e MELHOR do que a TAP!!
Uma companhia privada não é tão limitativa em relação à idade mas é mais na experiência.
Isto é tudo um jogo que se tem que fazer para saber qual a empresa que se adequa melhor a cada situação.
Não desmoralize! Numa privada, realiza o seu sonho pelo o dobro ou triplo do ordenado. Claro que tem as suas desvantagens mas não vale a pena falar disso agora.
- Serão estas duas escolas as melhores a nível nacional? Existem outras opções? Entre as duas qual será a melhor opção?
Não há boas escolas a nível nacional.
Sei que provavelmente vou receber comentários menos agradáveis por causa desta afirmação mas tal como disse anteriormente: "vou responder à sua questão com o máximo de honestidade".
As escolas nacionais são fábricas de licenças em vez de pilotos.
O que tem que fazer é optar pela escola que lhe dá melhores condições (horas,preço,instrução, etc).
Não vou responder qual é a melhor mas vou ajudar a escolher da seguinte maneira: Todas as escolas tem o mesmo nível medíocre de instrução. Faça a sua escolha com base na relação que anteriormente lhe dei.
Por exemplo:
A OMNI é mais barata e garante mais horas que a Gestair.
A Gestair tem o curso mais rápido.
A Gestair tem uma frota maior.
A OMNI tem maior variedade de aviões.
Com base neste tipo de informações, e sabendo quais as suas necessidades, pode fazer uma escolha mais acertada.
Sem duvida.
Há muita gente que faz isto.
O único problema no seu caso é que já tem uma idade pouco favorável e os cursos nocturnos duram muito mais do que os diurnos.
Se calhar, estando num curso nocturno, em vez de acabar aos 30 acaba aos 31. E um ano faz a diferença!
- Se terminar o curso e tiver por exemplo 12 meses sem encontrar emprego, que custos existem com a manutenção da licença?
Isto é o menos.
Existe certos requisitos que tem que cumprir para manter validas todas as licenças. São requisitos algo complicados para lhe explicar nesta fase mas posso lhe garantir que essa será a sua menor preocupação.
Umas poucas centenas de euros por cada ano desempregado para quem pagou muitos milhares não é nada de especial.
Espero que tenha ficado mais esclarecido e que não leve a mal a frontalidade.
Apesar de tudo o que lhe disse, mais vale tentar concretizar o seu sonho do que ficar frustrado o resto da vida por não ter tentado.
É a minha opinião.
Um Abraço,
Diogo Cantinho
Boas!!!
Desde sempre que tive o sonho de ser piloto de linha Aérea, contudo e por motivos financeiros, aos 19 anos tive que iniciar a minha vida profissional e aos 23 tirei um curso superior, apesar de os anos passarem, nunca perdi o meu sonho de criança. Hoje tenho 28 anos e penso seriamente se ainda valerá a pena manter o sonho de infância, e iniciar o curso na Gestair ou na OMNI em horário pós-laboral ou morrer sem nunca ter tentado.
O que eu vos peço é uma opinião sincera sobre os seguintes aspectos:
Cumprimentos.
olá,
este é um tema debatido vezes e vezes sem conta.. mas mesmo assim entendo todas estas duvidas porque também ja as tive...
1ª Questão
Não entendo porque é que se bate sempre na "tecla TAP" parace que se quer mais ser piloto da TAP do que ser piloto propriamente dito. Eu trabalho na TAP mas antes de entrar la estive no processo de selecção da Spainair, Rayanair, EuroAtlantic, AirMalta, PGA.. e inumero outro CV que enviei sem resposta... Obviamente tive que fazer a opção e consegui. Isto para dizer que a TAP nao pode ser encarada como objectivo unico de trabalho, porque se assim for, esta-se a começar mal.
2ª Questão
Ja tirei o curso ha muito tempo e foi na antiga Aerocondor... Nao me posso queixar, voei com muita regularidade e despachei o curso num ano e meio.. mas praticamente morava la... Quanto as outras escolas demoravam mais e eram mais caras (isto na minha altura.. e nao tinham MCC..)
3ª Questao
Fiz o curso em horario Pos-laboral.. as aulas teoricas eram das 18.30 as 21h todos os dias e os voos eram ao fds (e durante a semana em furos que arranjava). Não é nada facil, mas não é impossivel, mas requer um esforço muito grande, para alem de se ter que abdicar de muita coisa durante +\- 2 anos...
4ª Questão.
se forem so 12 meses o problema nao é muito grande... Mas devo dizer que para concorrer a qq companhia de transporte de PAX, tem que se ter multi-motores e IFR activas e estas caducam depressa... Quando terminei o curso na Aerocondor fiquei sem trabalho e deixei caducar as os Multi-motores e o IFR. Depois para os concursos tive que renovar. Em portugal pediam-me 1500euros e 1 semana de voos de treino e verificação. Resolvi o problema num voo de 1 hora em Madrid por 400 euros ;)
david
Gonçalo Matias
04-11-09, 20:56
Olá João,
Quanto às licenças:
Tens que revalidar anualmente:
Multimotores de pistão com instrumentos, cerca de 1000€, por alto.
Certificado médico, cerca de 250€, por alto também.
Tens que revalidar a cada dois anos:
Monomotores de pistão, cerca de 150€.
O termo "tens que" é muito forte, não tens, deves, porque se caducar podes sempre reaver as qualificações gastando um pouco mais.
Quanto à TAP:
Assino por baixo do que foi dito.
Quanto à escolha das escolas:
Tens mais opções, Em Tires:
Gestair, Omni e Leávia.
Na Maia:
Nortávia.
Em Évora:
Academia aeronáutica de Évora.
Todas as escolas têm aspectos positivos e negativos, não há perfeitas!
Cabe-te a ti avaliar. Como podes avaliar? Ouvindo alunos e ex-alunos, mas principalmente tens de visitar as instalações, ver os aviões, os simuladores, os tempos de cursos, os preços, as condições de pagamento, etc etc
Actualmente sou instrutor na Gestair e estou inteiramente ao teu dispor para te mostrar esta escola.
Qualquer dúvida continua a contar com o "nosso" apoio.
Não desistas!
"O sonho comanda a vida!"
Grande abraço
joaoalves1981
05-11-09, 08:55
Primeiro quero agradecer a todos as respostas ao meu post.
Queria referir, que sei perfeitamente que a aviação não se resume apenas à TAP, tal como o membro jahfly afirma, o meu sonho é pilotar, seja em que aparelho e em que empresa, não é trabalhar na TAP. Apenas dei esse exemplo por ter a ideia que o factor idade é importante nos concursos que efectuam.
O facto de tirar o curso em horário pós - laboral não me assusta muito, pois tirei o meu curso superior também em horário pós - laboral e residir muito próximo de Tires, o que me assusta é o valor do curso. Alguém tem ideia de quanto será o valor de referência do curso e as condições de financiamento apresentadas pelas instituições bancárias?
Melhores cumprimentos e mais uma vez obrigado!
Começei o curso horario pos-laboral e em paralelo com um emprego com 29 (quase trinta) e espero acaba-lo dentro de pouco tempo com 32 ou seja ainda 1 ano mais velho que o João. Quando começei conheci um recém-formado, ex-enfermeiro, aparentando cerca de 30 anos e que tinha acabado de ser admitido na TAP.
Isso acabou.
Agora volvidos 2 anos um recem-formado com 200h não tem hipotese na TAP e muito dificilmente em qq companhia, situação que manterá por bastante tempo.
Não estou arrependido de ter começado o curso mas (um GRANDE mas) não recorri a financiamento pois se o tivesse feito e se o pagamento das prestações dependessem de emprego, aí sim estava em panico. O meu conselho é se conseguir juntar/mobilizar 60.000€ com a hipotese de ter que mobilizar mais 30.000€ para um eventual Type-Rating sem recorrer a credito ou se o pagamento das prestações estiver assegurado então siga o seu sonho.
Oi João.
Olha estou praticamente nas mesmas circuntâncias que tu. Completo 28 anos dentro de 3 meses e espero iniciar o meu curso ainda este mês na Leávia. Também sinto que vou travar uma luta contra o tempo, dada a minha idade. Acho um profundo disparate dar-se primazia a jovens com 20 e poucos anos sem experiência no mercado de trabalho e sem formação do que a um com 20 e muitos/ 30, já com experiência e formação superior. Principalmente se tivermos em conta que é um curso em que a principal saída profissional, é para uma profissão em em que é exigido um sentido de responsabilidade e maturidade bem acima do normal. Quanto à escolha da Escola não me parece que a Leávia seja uma má opção, tendo em conta o menor preço, início do curso para breve e garantia contratual de término do curso num espaço de tempo razoável. Vamos lá ver o que é que isto dá.
Felicidades.
Um abraço.
Oi João.
Olha estou praticamente nas mesmas circuntâncias que tu. Completo 28 anos dentro de 3 meses e espero iniciar o meu curso ainda este mês na Leávia. Também sinto que vou travar uma luta contra o tempo, dada a minha idade. Acho um profundo disparate dar-se primazia a jovens com 20 e poucos anos sem experiência no mercado de trabalho e sem formação do que a um com 20 e muitos/ 30, já com experiência e formação superior. Principalmente se tivermos em conta que é um curso em que a principal saída profissional, é para uma profissão em em que é exigido um sentido de responsabilidade e maturidade bem acima do normal. Quanto à escolha da Escola não me parece que a Leávia seja uma má opção, tendo em conta o menor preço, início do curso para breve e garantia contratual de término do curso num espaço de tempo razoável. Vamos lá ver o que é que isto dá.
Felicidades.
Um abraço.
Isso de dar preferência a pilotos mais novos faz todo sentido ora vejamos,sera preferível ter um piloto com 21 anos e 200h ou ter um com 31 e 200h ou 41 e 200h?
O piloto com 21 anos tem muitos mais ano para dar á empresa do que um com 31,logo sera mais rentavel para a companhia investir em pilotos mais novos,visto que neste caso a experiência profissional que realmente é relevante para a função é idêntica em ambos os pilotos,logo o mais novo tem uma vantagem óbvia,a idade.
De qualquer forma por exemplo na Tap a idade é so um dos muitos factores que dão pontuação,já na época que eu estava na Pga até existia alguma vantagem em ter-se mais de 35 anos,pois nessa situção já não se podia concorrer á Tap e eles viam isso como um "plus".
Abraços e boa sorte.
Sim, essa é a justificação para a vantagem dos pilotos mais novos no entanto só se aplica em casos (cada vez mais raros) onde a empresa investe no piloto pagando nomeadamente o TR. Na TAP o investimento pressupõe um retorno daí que haja um "Bond" de X anos. Aliás a idade máxima passa para 45 anos no caso de candidatos já com TR.
A realidade é que cada vez menos ha empresas dispostas a investir nos seus funcionários aproveitando-se da grande oferta para "espremer" os candidatos até ao fim.
Isso de dar preferência a pilotos mais novos faz todo sentido ora vejamos,sera preferível ter um piloto com 21 anos e 200h ou ter um com 31 e 200h ou 41 e 200h?
O piloto com 21 anos tem muitos mais ano para dar á empresa do que um com 31,logo sera mais rentavel para a companhia investir em pilotos mais novos,visto que neste caso a experiência profissional que realmente é relevante para a função é idêntica em ambos os pilotos,logo o mais novo tem uma vantagem óbvia,a idade.
De qualquer forma por exemplo na Tap a idade é so um dos muitos factores que dão pontuação,já na época que eu estava na Pga até existia alguma vantagem em ter-se mais de 35 anos,pois nessa situção já não se podia concorrer á Tap e eles viam isso como um "plus".
Abraços e boa sorte.
Não me parece que haja assim tão poucas empresas dispostas a investir nos seus funcionários,é so ver os exemplos das grandes empresas e das que são referência a nível mundial ,ex: todas as de bandeira europeias,as "major" america,as grandes do médio oriente e da ásia,em todas estas a formação não é paga pelos pilotos so em caso de sairem da companhia antes de um determinado número de anos.
Abc.
Boas...
o argumento vale o que vale, mas por exemplo, a TAP nos últimos concursos até tem dado alguma "preferência" a pilotos mais velhos (vinte's e alguns.. e não vinte's e poucos..) será que estarão enganados??? ou será o argumento que "alguém", um pouco mais velho, terá um pouco mais maturidade, (mesmo sem as horas..) do que muitos "jovens" que habitam alguns cockpits ...
cump
A TAP não tem dado preferência a pilotos mais "velhos",o sistema de pontuação premeia quem é mais novo,mas isso serve só para classificar os concorrentes depois á que passar nos testes,provas,exames que se faz.
Mas se os mais novos passarem em todas as fases então seriam eles que entrariam,isto se fosse só a idade que contasse para a pntuação claro.
Abc.
No que respeita à transportadora aérea nacional, tão-se a eskecer de uma variável também muito importante nesse esquema todo de pontuações e que tem a ver com algumas "ajudas" nas admissões...
Dizem... não quero ir por aí, mas que se comenta...
No que respeita à transportadora aérea nacional, tão-se a eskecer de uma variável também muito importante nesse esquema todo de pontuações e que tem a ver com algumas "ajudas" nas admissões...
Dizem... não quero ir por aí, mas que se comenta...
O sistema de pontuação é o mais claro possível e esta disponível para todos os candidatos com a respectiva classificação de cada um.
Não quero abrir qualquer polémica com esta temática.
Claro que "O sistema de pontuação é o mais claro possível e esta disponível para todos os candidatos com a respectiva classificação de cada um."... Isso não está em causa.
Oi João.
Felicidades.
Um abraço.
Formação superior, porquê?
Do que vale um piloto ser formado (por ex.) em direito ou economia?! O que é que isso vai fazer com que seja um bom piloto?! (é por saber as leis do artigo xpto que saiu em diário da republica no dia x)
Não tem noção nenhuma do que é por ex um ruído anormal de um componente mecânico, de pegar numa chave e agir (é claro que não é durante o voo que se vai pegar na mala de ferramentas e vai de apertar e desapertar), não tem sensibilidade, é obvio que são exemplos e que há excepções...
Eu preferia um técnico de mecânica ou técnico de electrónica por ex esses que trabalham no "terreno" tem uma maneira "especial" em agir em situações de emergência!
Não quero com isto, tirar o valor aos formados, atenção!
Só quero que percebam a mensagem que vos quero transmitir.
Cumprimentos
A realidade é que não existe companhia nenhuma que dê experiência de vida e maturidade. E acredito que seja raro um jovem de 21 anos ter uma licenciatura e formação de piloto. Mas cá está, os testes servem precisamente para aferir as competências de cada um. Sabem onde posso consultar a pontuação para admissão à TAP? Cumps
Os Recursos Humanos da TAP têm uma opinião diferente da sua, por isso é que dão pontos por ter um Bacharelato ou Lic. de preferencia na area de Eng. mas mesmo noutras areas também é pontuado.
Do que vale um piloto ser formado (por ex.) em direito ou economia?! O que é que isso vai fazer com que seja um bom piloto?! (é por saber as leis do artigo xpto que saiu em diário da republica no dia x)
Não tem noção nenhuma do que é por ex um ruído anormal de um componente mecânico, de pegar numa chave e agir (é claro que não é durante o voo que se vai pegar na mala de ferramentas e vai de apertar e desapertar), não tem sensibilidade, é obvio que são exemplos e que há excepções...
Eu preferia um técnico de mecânica ou técnico de electrónica por ex esses que trabalham no "terreno" tem uma maneira "especial" em agir em situações de emergência!
Cumprimentos
Os critérios de pontuação:
Idade: 21 anos = 15 pontos (por cada ano a mais será deduzido 1 ponto) 35 a 45 = 1 ponto
coeficiente/factor de ponderação = 0.3
Experiência de vôo:
a)Horas de voo - pontuação
≥200 = 1
≥400 = 2
≥500 = 3
≥600 = 4
≥800 = 6
≥1000 = 8
≥1500 = 10
(mais um ponto por cada 1000 horas até ao máximo de 4500h)
b)Qualificação - (pontuação não cumulativa)
--Válida em A319/A320/A321/A330/A340 e experiência nestes equipamentos >300h = 8
--Válida em A319/A320/A321/A330/A340 e experiência nestes equipamentos ≥ 100 <300 = 4
--Titular de Licença de PLAA e experiência ≥ a 800 horas de voo em aviões com uma tripulação mínima de 2 pilotos em transporte comercial = 3
c) PCA - Realizado na Academia Aeronáutica de Évora, SA = 1
Nota: necessário documento comprovativo da qualificação
coeficiente/factor de ponderação a) + b) + c) = 0.5
Habilitações Literárias - pontuação
a) Cursos que incluem no currículo as disciplinas de Matemárica ou Física:
Licenciatura = 10
Bacharelato = 6
b) Outros cursos:
Licenciatura = 5
Bacharelato = 4
c)Frequência universitária ≥ 2.º ano:
Com disciplina de Matemática ou Física = 3
Outros cursos = 2
d) 12º Ano = 1
coeficiente/factor de ponderação = 0.2
Cumprimentos
Misterfly posso garantir-lhe que nem você nem ninguém, nasceu a saber o que é um ruído anormal de um componente mecânico e a agir em conformidade para resolver essa anomalia. E não é por ser licenciado em direito ou economia que vai ter mais dificuldade em aprender.
Não tenha uma visão tão redutora duma licenciatura. Uma licenciatura é mais do que especializar-se em determinada área. É aprender novos métodos de trabalho, desenvolver o raciocínio e sobretudo a ser eficiente na procura e aplicação de conhecimento.
Agora sejamos sinceros, gostaria de ser representado por um advogado com 21 anos se estivesse envolvido num processo que o poderia penalizar com anos de cadeia? Gostaria de ser operado ao coração por ex, por um cirurgião de 21 anos? Felizmente que não é possível. Porque é IMPOSSIVEL ter a mesma qualificação ao nível de formação e experiência que outro profissional mais velho. Mas estou a ver que na aviação aos 21 anos já se considera que é possível ter a sensibilidade, experiência e formação necessárias para "conduzir" vidas.
Desculpe a divergência de opiniões mas é para isso que serve o forum, certo?
Um Abraço.
Misterfly posso garantir-lhe que nem você nem ninguém, nasceu a saber o que é um ruído anormal de um componente mecânico e a agir em conformidade para resolver essa anomalia. E não é por ser licenciado em direito ou economia que vai ter mais dificuldade em aprender.
Não tenha uma visão tão redutora duma licenciatura. Uma licenciatura é mais do que especializar-se em determinada área. É aprender novos métodos de trabalho, desenvolver o raciocínio e sobretudo a ser eficiente na procura e aplicação de conhecimento.
Agora sejamos sinceros, gostaria de ser representado por um advogado com 21 anos se estivesse envolvido num processo que o poderia penalizar com anos de cadeia? Gostaria de ser operado ao coração por ex, por um cirurgião de 21 anos? Felizmente que não é possível. Porque é IMPOSSIVEL ter a mesma qualificação ao nível de formação e experiência que outro profissional mais velho. Mas estou a ver que na aviação aos 21 anos já se considera que é possível ter a sensibilidade, experiência e formação necessárias para "conduzir" vidas.
Desculpe a divergência de opiniões mas é para isso que serve o forum, certo?
Um Abraço.
Com certeza, cada um tem a sua opinião, e concordo com o teu ponto de vista, mas uma pessoa que não seja licenciada tb aprende... Eu não tenho uma visão redutora duma licenciatura, foi o que eu referi nas ultimas duas frases que escrevi!
Na minha opinião, "ninguém" conduz vidas com 21 anos na aviação. Uma pessoa com 21 anos entra para co-piloto, o comandante é que voa o avião! (caso esteja errado corrijam-me).
Esta errado sim,quem voa o avião é o PF e esse pode ser o comandante ou o copiloto.
Em relação á idade,penso que a idade em sí não é a questão fundamental,mas sim a experiência,e se a experiência se ganha com a idade então penso que seja razoavel que uma empresa tenha mais interesse num piloto com 21 anos e 200 horas do que um piloto com 31 anos com 200 horas.Em relação a experiência de vida,experiência profissional noutras áreas não vejo nenhuma mais valia quer para o profissional quer para uma companhia de aviação.(o que me interessa a mim se for dono de uma empresa de aviação contrartar um piloto com uma vasta experiência no mercado de trabalho como médico,advogado,engenheiro,informático,carpinteiro ,serralheiro,mecânico se o que eu quero é um piloto???)Ou sera que eu como piloto com vasta experiência de voo e formado em engenharia cívil mas com experiência zero nesta área ,vou ser melhor num trabalho relacionado com engenharia cívil do que um engenheiro recém formado?Penso que não.
Abraços.
Já agora mais uns esclarecimentos em relação á TAP:não se ganha tanto como se diz por aí,não se trabalha tão pouco como muitos pensam,a vida na maior parte dos dias não têm nada de glamorosa.
Um abraço.
Realmente a TAP esta cada vez pior ! O ordenado já não é o que era, oh caro amigo confirme uma coisa , o ordenado para co-pilotos na TAP é o minimo com ajudas de custo sao uns 800 euros por mês , confirma? Nem vou perguntar o ordenado dos comandantes, alias ouvi dizer que rondava os 567 euros por mes !! Realmente uma vergonha :-)
Realmente a TAP esta cada vez pior ! O ordenado já não é o que era, oh caro amigo confirme uma coisa , o ordenado para co-pilotos na TAP é o minimo com ajudas de custo sao uns 800 euros por mês , confirma? Nem vou perguntar o ordenado dos comandantes, alias ouvi dizer que rondava os 567 euros por mes !! Realmente uma vergonha :-)
O que eu disse foi que não era tanto como se fala na comunicação social e não é tanto como a maioria do público em geral pensa.
O meu ordenado é justo para as funções que desempenho.
Como eu sei o que você quer,mais não digo em relação a este tema.
Abraços.
O que eu disse foi que não era tanto como se fala na comunicação social e não é tanto como a maioria do público em geral pensa.
O meu ordenado é justo para as funções que desempenho.
Como eu sei o que você quer,mais não digo em relação a este tema.
Abraços.
As vezes depende da forma que se diz as coisas. Mas realmente mais nada haverá a dizer em relação a este tema...
As vezes depende da forma que se diz as coisas. Mas realmente mais nada haverá a dizer em relação a este tema...
Desculpe mas porque é que mesmo depois de lhe dizerem que não lhe iam dar trela continua a tentar arrastar para um "thread" de curso de pilotagem a sua "indignação" (eu chamar-lhe-ia outra coisa) em relação ao que ganham os pilotos da TAP e as suas reinvindicações?
São este genero de atitudes que criam discussões estereis que nada mais trazem senão mau ambiente que tanto tentam que aconteça com este Forum.
Com os melhores cumprimentos...
Kiko
Caro Kiko,
Trocando ideias e por vezes discordando é que se aprende algo mais . Trocando ideias,, mesmo que sejam divergentes (principalmente quando sao divergentes) é que se evolui.
Mau estar cria-se quando há falta de educação e insultos pessoais, coisa que não vi acontecer. Lamento mas não vejo razao para a sua intervenção relativamente a isso.
Relativamente á minha indignação , é mesmo indignação, pois todos nos deviamos saber que os ordenados praticados na aviação e neste caso na pilotagem esta bem acima da média do nosso pais, mas mesmo muito acima e comentarios que nao ganham por ai alem vejo com menos felizes. Repare eu não posso afirmar que ganhe mal , pelo contrario, mas nao posso esquecer que muitas outras profissões vivem do ordenado minimo e por respeito e nao querer ofender ninguem abstenho-me de tais comentarios.
Permitam-me mudar de tema para ver se acaba o disparate da discussão do ordenado de pilotos.
Foram feitas aqui neste tópico afirmações bastante disparatadas ao comparar profissões que nada têm a ver e pior ainda catalogar a proficiência de um piloto pela formação académica e horas de voo.
Um piloto com 1 000h de voo pode com muita facilidade ser pior piloto que um com 200h.
Um piloto com um doutoramento pode ser mais uma vez pior que um com o 12º ano.
Muita gente aqui ainda não percebeu que os requisitos das companhias são assim porque na MAIOR PARTE DAS VEZES estes mesmos requisitos seleccionam os melhores. Mas é por não ser infalível que após a candidatura ainda se têm que fazer uma data de exames suplementares.
ESTES SÃO PARÂMETROS QUE NÃO PODEM SER UTILIZADOS PARA AVALIAR UM PILOTO!
São parâmetros para seleccionar alguns POSSÍVEIS melhores de entre centenas ou mesmo milhares de candidatos.
Essa é a diferença entre AVALIAR e SELECCIONAR.
Parem com essas afirmações ridículas por favor...
A história já nos ensinou a todos que a experiência de voo (i.e. horas de voo) não é sinónimo de bom profissional aeronáutico. Acidentes, incidentes, e todos esses episódios tristes são a prova que um piloto não pode ser medido por tais critérios simples mas sim por uma quantidade tal de pequenos pormenores que devido à sua quantidade e complexidade não são passiveis de ser integrados nos processos de selecção de pilotos. (Ex: Airmanship)
Abraço,
Diogo
Caro Kiko,
Trocando ideias e por vezes discordando é que se aprende algo mais . Trocando ideias,, mesmo que sejam divergentes (principalmente quando sao divergentes) é que se evolui.
Mau estar cria-se quando há falta de educação e insultos pessoais, coisa que não vi acontecer. Lamento mas não vejo razao para a sua intervenção relativamente a isso.
Relativamente á minha indignação , é mesmo indignação, pois todos nos deviamos saber que os ordenados praticados na aviação e neste caso na pilotagem esta bem acima da média do nosso pais, mas mesmo muito acima e comentarios que nao ganham por ai alem vejo com menos felizes. Repare eu não posso afirmar que ganhe mal , pelo contrario, mas nao posso esquecer que muitas outras profissões vivem do ordenado minimo e por respeito e nao querer ofender ninguem abstenho-me de tais comentarios.
Bem se põe a profissão de Piloto na mesma frase que uma profissão que aufira o salário minimo então estamos mesmo conversados no entanto indigne-se primeiro por exemplo com os milhares (sim, milhares) de funcionarios publicos com cargos municipais ou equivalentes (empresas privadas de capitais publicos) com cargos de directores municipais, coordenadores, gestores, assessores, directores-gerais, etc. que ganham 6 vezes o salario minimo.
Continuo a dizer que se quer dar asas à sua indignação deve faze-lo noutro topico ou então pedir a um Mod. que divida este tópico.
Cumprimentos
TOTALMENTE de acordo.
Na verdade, quem gosta de voar não tem como principal preocupação o que se ganha ( $ )com isso. "Qualquer um" aqui gostaria de faze-lo apenas pelo prazer que dá. Não sou piloto, não sei nada de aviação real, mas se pudesse/soubesse, fazia-o de borla. Estou na espectativa do que este forum pode fazer pela aviação e por aqueles que sonham ALTO.
É verdade que se todos tirassem um curso de PLA, os que já são formados veriam a sua oportunidade complicar-se, mas por favor não é nessário encher de medo os que estão a fazê-lo ou pensam nisso. Já se discutiu de tudo, só falta perceber se a religião também é relevante !?
A pilot never gives up..
Bem se põe a profissão de Piloto na mesma frase que uma profissão que aufira o salário minimo então estamos mesmo conversados no entanto indigne-se primeiro por exemplo com os milhares (sim, milhares) de funcionarios publicos com cargos municipais ou equivalentes (empresas privadas de capitais publicos) com cargos de directores municipais, coordenadores, gestores, assessores, directores-gerais, etc. que ganham 6 vezes o salario minimo.
Continuo a dizer que se quer dar asas à sua indignação deve faze-lo noutro topico ou então pedir a um Mod. que divida este tópico.
Cumprimentos
tambem concordo consigo
Relativamenta a cursos de pilotos na situação actual...Pelo que coheço deste mercado, esta dificil para pilotos arranjarem emprego. Mas não ha mal que sempre dure...Talvez fosse bom saber se há escolas que pratiquem preços mais baixos derivado da situação actual do mercado, isso sim seria uma boa ajuda na tomada de decisão.
Bem por fim quem corre por gosto não cansa.
Boa tarde.
O mundo da aviação não atravessa um dos seus melhores momentos, isso é uma verdade, no entanto e não que isso sirva de consolo, bem pelo contrário, não é o unico.
Mas bom, não divagando muito..
Não posso dizer que é um sonho de criança, mas tirar o PLA, é um objectivo a cumprir. Muitas das minhas questões estao já resolvidas através do forum (obrigado).
Apenas a uma questão não obtive respota, o financiamento. No meu caso particular, pagar 60 000€ é impensável. É possivel obter esse valor atraves de financiamento bancário, isso claro é subjectivo, mas devido aos valores envolvidos é possivel?
obrigado.
Boa tarde.
(..)
Apenas a uma questão não obtive respota, o financiamento. No meu caso particular, pagar 60 000€ é impensável. É possivel obter esse valor atraves de financiamento bancário, isso claro é subjectivo, mas devido aos valores envolvidos é possivel?
obrigado.
É possível, meu Caro. Eu recorri a esse financiamento.
É no entanto uma decisão que tem que ser muito bem ponderada..
Tem que fazer esta pergunta a si próprio antes de todas as outras: "No caso de não conseguir emprego no fim do curso, tenho disponibilidade financeira para continuar a pagar o empréstimo?"
Há várias entidades financeiras, algumas com acordos com as próprias escolas, que operam esses empréstimos...
No entanto uma ressalva. Os cursos tem normalmente gastos superiores ao seu preço.. Mas esses já estão suficientemente explanados por este tópico!!
Aquele Abraço
De salientar um estabelecimento de ensino ser o primeiro a questionar a aptidão dos seus formandos, determinando para a acepção no curso de instrutor de consideravelmente mais experiência de voo do que a obtida durante a sua formação tida como de primeira linha.
Assim sendo, o piloto formado na concorrência está qualificado para dar inicio ao curso de instrutor naquele estabelecimento de ensino, mas o piloto formado pelo próprio estabelecimento, não.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.