|
|
#21 | |
|
Membro
Registado em: Oct 2009
|
Citação:
![]() quanto aos bonitos, lindos ou maravilhosos Beriev, como lhe queira chamar, e não pondo em causa o seu gosto pessoal, as aeronaves (como outras coisas) não são escolhidas pela beleza ou gosto pessoal de alguns (ok, infelizmente ás vezes acontece, mas isto entra noutro tipo de coisa.... ) não eram, nem são aquilo que diziam ser na operação real (havia um tópico sobre isto no Linha da Frente, em que alguem tb os defendia porque eram "giros" ou ficavam bem nas fotos...)por exemplo, recordo me de "publicitarem" amplamente os 12 000 litros de agua dos seus tanques, que na operação real, devido a limitações de peso (fuel, estrutural, etc..) já para não falar das limitações de voo vs áreas de scooping , seria praticamente impossível operar com essa capacidade de agua... cump |
|
|
|
|
|
|
#22 |
|
Membro
Registado em: Mar 2010
|
Boas,
Colega, óbviamente que sei que os aviões não são escolhidos pela sua beleza, mas sim pela sua capacidade operacional, entre outras caractrísticas .Quanto á capacidade do avião, apesar de não ter conhecimento da capacidade dessa quantidade de água, observei-os em operação e num incêndio de médias proporções e fiquei abismado com as 2 passagens que bastaram para apagar o fogo o que axei extraordinário!!Não sei se os BE-200 serão os mais adequados para Portugal. Tenho pensado porque não se forma uma esquadra na Força Aérea Portuguesa que opere uns Canadair, ou aviões semelhantes. Não sei se tenho pensado bem, mas sei que a Força Aérea Espanhola tem este sistema e a Italiana também se não estou em erro. Já que todos os anos temos de mandar vir não sei quantos... resolvia-se o problema. Mas como lhe disse não sei se é benéfico ou não... |
|
|
|
|
|
#23 | |
|
Membro
|
Citação:
Concordo. Salvo melhor opinião, já seria tempo de termos uma área especifica na FAP para o combate a incêndios, sendo este um problema que nos temos vindo a enfrentar ano após ano. Desconheço os custos, mas se nos baseramos nos princio geral de todos os bens, normalmente fica mais barato comprar do que alugar!! (todas as regras tem excepções, mas parece-me que este não será o caso) Saudações aeronáuticas, Pedro Girão |
|
|
|
|
|
|
#24 |
|
Membro
|
Caro Colega,
Agora por ter falado nisto, lembrei o que é feito dos PUMAS, porque não combaterem incêndios? (Penso que a ideia já foi pensada, transferir os PUMAS para a protecção civil, mas depois com a operação FENIX, voltou tudo atrás um pouco). Quanto aos aviões, eu também não sei bem que preços estão envolvidos, mas ao menos ficavamos preparádos. Não sei, mas penso que os Canadair's por exemplo podem fazer outro tipo de missões, alguém confirma? |
|
|
|
|
|
#25 | |
|
Membro
Registado em: Nov 2009
|
Olá,
Citação:
Essa foto é de 2007 ou 2008 ... É facil de comprovar isso pelas NOP's publicadas pela ANPC ... |
|
|
|
|
|
|
#26 |
|
Membro
|
Muito obrigado pelo esclarecimento colega
|
|
|
|
|
|
#27 | |||||||||
|
Membro
|
Até há dois anos tivemos em Viseu (LPVZ) dois Airtractor's, de momento temos dois Dromader's a operar e um parado, de prevenção, no caso de alguma avaria. Temos tambem um Bell, que para alem de levar balde, transporta para o Teatro de operações uma brigada (GIPS). Deixo aqui um video de duas descargas dos Dromader's, depois de uma missão abortada:
Cumps |
|||||||||
|
|
|
|||||||||
|
|
#28 |
|
Membro
|
Viva,
Ainda acerca dos Beriev... http://www.moptc.pt/tempfiles/20061213183506moptc.pdf A minha conclusão é de que, em ano de seca, só podem fazer Scooping em meia duzia de locais, tornando a eficácia reduzida. Recordo-me dos incêndios aqui perto, em Sintra, de terem de ir a Setúbal para fazer Sooping, enquanto que os Canadair fizeram a mesma operação, para regalo dos banhistas, frente às praias de Cascais. Também não sei porquê, mas os Canadair pararam em LPCS para meter combustível e o Beriev foi a Monte Real. Cláudio Silva |
|
|
|
|
|
#29 |
|
Membro
Registado em: Sep 2009
|
Se bem me lembro, a base operacional do BE200 era Monte Real. Não sabendo as especificidades em relação à performance do mesmo, não sei dizer se Cascais tem pista suficiente para ele descolar.
Relativamente à escolha de aviões para a EMA, eu iria para Aviões médios e não pesados. A minha escolha iria para o AT802. Vejam o exemplo da Avialsa. Comprar meios para a FAP operar no verão... Eles já tiveram um C-130 com Kit de incêndios mas já me disse um navegador que essas missões eram um pouco "complicadas". Aparentemente o C-130 não se comporta lá muito bem com uma mistura de O2 deficiente. Os Puma (pelo menos a versão que a FAP usa) são muito caros de operar e o tempo de vida que já levam, para uma operação destas, penso que iria passar muito tempo em dispendiosas manutenções. E se pagar a empresas civis já é complicado, imaginem o tempo que não demora pagar as horas de voo aos militares. Forte Abraço
Ricardo Ferreira _______________________________________________ http://www.chocksout.blogspot.com/ http://www.youtube.com/user/ricardofape There are no effective screening methods to make sure pilots are sane people. - FAA |
|
|
|
|
|
#30 | ||
|
Membro
|
Citação:
quanto a esse dia, dos scooping em Setubal vs Cascais, afinal não fui só eu que vi isso :) portanto não sonhei (e já foi referido atras...)Citação:
para comparar estas aeronaves é preciso fazer as contas...ou acreditar em quem as fez.... ![]() cump Última edição por 5ft Hover; 29-07-2010 às 19:56. |
||
|
|
|