Voltar   Fórum|Aviação Portugal > Discussão Geral/Notícias > Notícias

Resposta

Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 29-07-2010, 09:55   #1
Snippercat
Membro

Registado em: Dec 2009
Padrão SATA corta sandes a bordo para manter tarifa média

Bons dias

Citação:
SATA corta sandes a bordo para manter tarifa média

TAP admite eventual falta de refeições em voos com menos tripulantes

As companhias cortam custos que consideram supérfluos para garantir a manutenção de tarifas concorrenciais.

A SATA Internacional deixou de servir a sandes que estava disponível nos voos entre a Madeira e Lisboa, por questões de racionamento de custos.

Agora os passageiros que escolham a companhia açoriana, que tem dois voos diários entre a Madeira Lisboa e igual número no sentido inverso, contentar-se-ão com um pacote que contém algumas broas de mel de cana de açúcar, refrigerantes, água, café ou chá.

A decisão, segundo justificou uma fonte da SATA contactada pelo DIÁRIO, pretende reduzir custos num percurso em que a refeição de bordo é dispensável, já que se fala de uma viagem com a duração de cerca de 1h30 de duração. A nossa fonte referiu que a medida, que não foi anunciada e entrou em vigor sem aviso prévio aos clientes ou aos agentes de viagens, tem como objectivo uma poupança que permita à SATA Internacional manter a tarifa média do bilhete de viagem entre a Madeira e Lisboa, que é, segundo a SATA, a mais baixa entre as duas companhias nacionais que estão na rota. A redução não atinge a classe executiva, denominada SATA Plus na companhia açoriana, já que esses passageiros pagam uma tarifa que justifica a manutenção do serviço.

A companhia açoriana manterá, por enquanto, o serviço de refeições nas restantes rotas domésticas da companhia, onde não se verifica uma pressão tão grande em termos tarifários. Na Madeira, e concretamente na rota de Lisboa, a companhia concorre, não só com a TAP, embora tenha com esta transportadora aérea um acordo de 'code share', como também com a EasyJet, companhia de baixo custo britânica, que realiza três voos diários entre a nossa ilha e a capital portuguesa neste Verão e que garante ter as tarifas médias mais baixas na rota.

Entretanto, são de nosso conhecimento alguns casos em que não têm sido servidas refeições nos voos da TAP de e para a Madeira, oriundos de aeroportos nacionais, incluindo os passageiros de classe executiva.

André Serpa Soares, do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da TAP, admitiu que esses casos têm ocorrido mas devem-se apenas ao facto desses voos terem descolado com menos tripulantes do que é normal e estava escalado. São situações que se deparam face a faltas inesperadas de tripulantes de cabina, o que leva a companhia a ponderar entre não servir as refeições e/ou cancelar o voo. O nosso informador diz que a TAP tem realizado os voos, com o acordo do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo de Aviação Civil (SNPVAC), desde que os tripulantes que se apresentem no voo sejam suficientes para garantir as condições de segurança a bordo. Segundo os regulamentos internacionais há um mínimo exigível de tripulantes de cabina para que um voo comercial seja autorizado a descolar e que tem a ver com a relação com o número de passageiros a bordo.

A TAP desmente que seja intenção da companhia acabar com a distribuição de sandes, 'snacks' ou bebidas a bordo dos seus aviões na rota da Madeira, embora isso seja uma tendência mundial nos voos comerciais com até três horas de duração.
In: Dnoticias Madeira
Snippercat está offline   Responder com Citação
Antigo 29-07-2010, 10:38   #2
José Alberto
Super Moderador

Registado em: Oct 2009
Padrão Re: SATA corta sandes a bordo para manter tarifa média

O problema é que na aerogare de LPMA não existe muita escolha... quer dizer, há 3 anos não existia. Hoje em dia não sei.

Mas pensando bem, na T2 da Portela é o mesmo

José Alberto está offline   Responder com Citação
Antigo 29-07-2010, 18:26   #3
aeronabo
Membro

Registado em: Dec 2009

É uma medida que se vem tornando cada vez mais habitual e que vai tendencialmente aproximando os serviços oferecidos pelas legacy dos das low-costs. Neste caso, a (relativa) curta duração da viagem ajuda a justificar esta decisão.
Antigo 29-07-2010, 22:50   #4
jrosa
Membro

Citação:
Postado Originalmente por José Alberto Ver Post
O problema é que na aerogare de LPMA não existe muita escolha... quer dizer, há 3 anos não existia. Hoje em dia não sei.

Mas pensando bem, na T2 da Portela é o mesmo
Desculpa, mas deve haver engano relativamente a LPMA.
Os famosos terraços com bar/restaurante
jrosa está offline   Responder com Citação
Antigo 29-07-2010, 22:54   #5
Guga
Banido

Sinceramente acho que uma sandes a bordo além do resto num voo de 1h15 é perfeitamente dispensável.
Se já dão uma bebida e um snack a sandes não é assim tão necessária. Há algumas pessoas que ainda não repararam que os aviões não foram feitos para o mesmo fim que os restaurantes, se as pessoas querem comer então que comam antes da viagem. Se ainda fosse uma viagem longa era condenável, agora numa viagem desta duração considero uma bebida e um snack mais do que suficiente, se querem bilhetes mais baratos, sujeitem-se.

Abc
Guga está offline   Responder com Citação
Antigo 29-07-2010, 23:10   #6
Marco Goncalves
Membro

Citação:
Postado Originalmente por Guga Ver Post
Sinceramente acho que uma sandes a bordo além do resto num voo de 1h15 é perfeitamente dispensável.
Se já dão uma bebida e um snack a sandes não é assim tão necessária. Há algumas pessoas que ainda não repararam que os aviões não foram feitos para o mesmo fim que os restaurantes, se as pessoas querem comer então que comam antes da viagem. Se ainda fosse uma viagem longa era condenável, agora numa viagem desta duração considero uma bebida e um snack mais do que suficiente, se querem bilhetes mais baratos, sujeitem-se.

Abc
Concordo a 100%

Ainda me recordo dos tempos da Sata Air Acores em que serviam rebucados e chocolates num voo de 20 Minutos.......

Different times ,different strokes.
Vatsim Supervisor
Marco Goncalves está offline   Responder com Citação
Antigo 29-07-2010, 23:43   #7
José Alberto
Super Moderador

Citação:
Postado Originalmente por jrosa Ver Post
Desculpa, mas deve haver engano relativamente a LPMA.
Os famosos terraços com bar/restaurante
Há sandes (e sumos e águas) no terraço das chegadas. No das saídas, que eu saiba, há o restaurante (que não faço ideia do que tenha mas não me parece que ofereça o mesmo que o anterior).

Agora o que estou a ver (sem saber preços) é que na easyJet podemos comprar uma água, um chocolate ou uma sandes; mas na SATA, não. Certo?

José Alberto está offline   Responder com Citação
Antigo 30-07-2010, 00:04   #8
Marco Goncalves
Membro

Citação:
Postado Originalmente por José Alberto Ver Post
Há sandes (e sumos e águas) no terraço das chegadas. No das saídas, que eu saiba, há o restaurante (que não faço ideia do que tenha mas não me parece que ofereça o mesmo que o anterior).

Agora o que estou a ver (sem saber preços) é que na easyJet podemos comprar uma água, um chocolate ou uma sandes; mas na SATA, não. Certo?
Na Sata o passageiro tem o seguinte Gratis:

Pacote que contém algumas broas de mel de cana de açúcar, refrigerantes, água, café ou chá.

Enquanto que na Easy Jet continua a pagar.
Vatsim Supervisor
Marco Goncalves está offline   Responder com Citação
Antigo 30-07-2010, 07:04   #9
ClearedForTakeOff
Membro

Citação:
Postado Originalmente por aeronabo Ver Post
É uma medida que se vem tornando cada vez mais habitual e que vai tendencialmente aproximando os serviços oferecidos pelas legacy dos das [I]low-costs[/I]. Neste caso, a (relativa) curta duração da viagem ajuda a justificar esta decisão.
Pelo contrário, vai afastando e para baixo.
Continuo sem entender porque é que as legacy não têm menu á escolha.

Há um estigma tão grande em relação ao tema da refeição. Porque é que eu não posso pagar 5€ e comer alguma coisa, ou não o fazer? Porque é que tenho ou de pagar e comer sem poder escolher, ou não ter nada?

Isto não é qualidade de serviço, é o não conseguir cortar custos em nada, que não seja em despesas com o pax.

Um erro que será pago a longo prazo. Os voos da easyjet LIS-MAD estão cheios de gravatas, tomem atenção.

http://clearedfortakeoff.blogspot.com
ClearedForTakeOff está offline   Responder com Citação
Antigo 30-07-2010, 08:08   #10
Gaspacho Y Migas
Membro

Localização: Entre LIS; OPO; FAO; HHN; STN; SVQ; VLC; BCN; GRO; MAD e CRL

Ola Bom Dia

Isto dá-me imensa vontade de rir. As Legacy no seu afã de não serem comparadas ou confundidas com "Low Cost" começam a cair no ridiculo de fornecerem serviços bem piores do que as Low Cost, este é um caso paradigmático.

Num voo Low Cost se um PAX quizer comida a bordo compra, se não quizer não compra. Nestas ditas Legacy não existe refeição incluida no bilhete, nem hipótese de comprar a bordo, logo a unica hipótese é trazer farnel ou comer antes ou depois. Quem tem um pior serviço? mas as legacy podem continuar a dizer "não nos confundam com as Low Cost, nós não vendemos comida a bordo".

Do ponto de vista económico é tambem uma medida ridicula, os custos estão lá todos, avião, tripulantes, combustivel, taxas, etc, mas em vez de rentabilizarem receitas com vendas a bordo, não, pura e simplesmente não rentabilizam o facto de terem 150 pax a bordo e alguns deles com fome.

O que é que a SATA faz para rentabilizar 4 ou 5 FA que tem a bordo?
Se as Legacy continuam a trilhar este caminho daqui a uns anos vai-se dizer "voei numa Low Cost, que qualidade, vê lá que até podemos comprar o nosso almoço a bordo".

Gaspacho Y Migas
Gaspacho Y Migas está offline   Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts