Voltar   Fórum|Aviação Portugal > Questões Técnicas/Formação/Emprego > Formação

Resposta

Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 15-04-12, 21:07   #11
Torquemada
Membro

Registado em: Apr 2011
Padrão Re: A idade importa?

Citação:
Postado Originalmente por hustlerose Ver Post
Quao dificil é tirar um curso de piloto de linha aerea? Arrisco-me demasiado a tentar comecar, por exemplo, durante o mestrado?

Espero nao ter feito perguntas sem sentido ou que ja tenham sido perguntadas por aqui...
Caro,

A minha resposta é simples, dedicação, muito gosto e humildade

Cumps e tudo de bom!
Torquemada está offline   Responder com Citação
Antigo 15-04-12, 21:54   #12
Ricardo Ferreira
Membro

Registado em: Sep 2009

Vamos a ver se não sobe para os 67...

http://www.youtube.com/ricardofape
Ricardo Ferreira está online agora   Responder com Citação
Antigo 15-04-12, 22:00   #13
ForumUser
Membro

Registado em: Aug 2010

Citação:
Postado Originalmente por Jose Costa Ver Post
Num futuro próximo, irá haver companhias que recrutarão pilotos com mais de 30 a 35 anos com pouca experiencia, para garantir que esses pilotos não fogem para as companhias maiores.
O que se tem visto é os pilotos na casa dos 25 a 34 anos com alguma experiencia a sair das companhias que lhes deram a experiencia, para as maiores, lógicamente com melhores condições, é a vida. Por essa razão algumas companhias irão recrutar gente que não tenha chances de fugir ao fim de 2 a 4 anos.

Cpts
Visão interessante ...
ForumUser está offline   Responder com Citação
Antigo 15-04-12, 22:04   #14
C212-100
Membro

Registado em: Oct 2009

Citação:
Postado Originalmente por ForumUser Ver Post
Visão interessante ...
Visão interessante e inteligente. E, sinceramente, acredito que verdadeira. Salvaguardando, evidentemente, aquelas empresas em que o elemento sentado do lado direito mais não é que uma outra forma de "income".
C212-100 está offline   Responder com Citação
Antigo 16-04-12, 01:51   #15
Darma
Membro

Registado em: Dec 2009

A PGA durante muitos anos preferiu pilotos com idade superior à média ou que tivessem tido uma nega de uma outra transportadora nacional... É perfeitamente conhecido este método de garantir a permanência futuro dos pilotos contratados.

Tenho um amigo que decidiu fazer o PLA aos 28 anos. Esteve um ano sem emprego depois de terminar o curso e está agora na PGA, feliz da vida! A idade importa, como já foi dito, mas não é o fator mais importante na busca de emprego.
Darma está offline   Responder com Citação
Antigo 16-04-12, 10:36   #16
MiguelMorais
Membro

Hoje em dia ja nao se entra na PGA com 200hr, e mesmo com cunha tem que ser das boas. Antes, qualquer "recomendacao" chegava, hoje e' preciso um pouco mais. Tem a secretaria apilhada de curriculos de gente com e sem experiencia.

How fortunate for leaders that men do not think.
MiguelMorais está offline   Responder com Citação
Antigo 16-04-12, 16:40   #17
hustlerose
Membro

Registado em: May 2011

Obrigado a todos pelas respostas. Parece-me que realmente posso ter fé :)

Alguém me pode ajudar quanto às perguntas do meu ultimo post?
hustlerose está offline   Responder com Citação
Antigo 17-04-12, 11:35   #18
MAXIMUS
Membro

Viva

Durante a minha recente estadia no UK, a minha turma de teoria de ATPL era constituida na maioria por alunos com mais de 30 anos,( estou incluido que fiz 30 alguns meses atrás) atrevo a dizer cerca de 70%, incluindo 2 alunos com mais de 50 anos.
Na CAA encontrei alunos de outras escolas que andavam na casa dos 55 anos a fazer os exames de ATPL.
Exemplos que o sonho nunca morre !
Cumprimentos
MAXIMUS está offline   Responder com Citação
Antigo 17-04-12, 13:55   #19
Costa
Membro

Citação:
Postado Originalmente por MAXIMUS Ver Post
Viva

Durante a minha recente estadia no UK, a minha turma de teoria de ATPL era constituida na maioria por alunos com mais de 30 anos,( estou incluido que fiz 30 alguns meses atrás) atrevo a dizer cerca de 70%, incluindo 2 alunos com mais de 50 anos.
Na CAA encontrei alunos de outras escolas que andavam na casa dos 55 anos a fazer os exames de ATPL.
Exemplos que o sonho nunca morre !
Cumprimentos
O sonho nunca morre. É uma bonita frase de retórica e tem alguma verdade. Falo por mim que completei a teoria de linha aérea depois dos quarenta, obtive o "type rating" aos quarenta e seis, e fiz a prova prática de ATPL aos cinquenta. Já vos pude incomodar aqui no fórum, escrevendo em algum detalhe sobre o meu percurso e não vos vou incomodar novamente com esse relato.

Claro que uma tentativa tardia, ainda que bem sucedida (até ver...), tem problemas específicos: manifestar a inexperiência própria de um recém-chegado à profissão, na idade em que se deveria ser já dotado de uma larga experiência e acontecendo isso, com alguma frequência, perante comandantes bem mais novos do que o seu co-piloto... é por vezes especialmente embaraçoso. Mas isso ultrapassa-se, claro. Seja com a experiência que afinal se vai obtendo, seja com a construção de uma boa relação pessoal.

Em todo o caso, sem querer menorizar a opinião de quem acredita firmemente em perseguir o sonho, em ser humilde, em nunca desistir, permitam-me sustentar que casos de sucesso tardio são excepções e não a regra. Diria mesmo que, por estes tempos, casos de sucesso na entrada no mundo do transporte em linha são excepções, seja qual for a idade.

Não será a humildade, nem o sonho, o que pagará um investimento que acabará por não andar, entre curso e qualificação de tipo, muito longe dos 90.000 €. Ou mais (porque além disso é preciso comer, vestir... viver, enfim). Investimento que, em regra, terá que ser pago, com juros, seja-se ou não bem sucedido. E a probabilidade de o não ser é elevada e, num mercado cheio de oferta, não depende necessariamente de uma menos boa proficiência do candidato.

Por outro lado, isto de se ter chegado tardiamente à profissão não nos coloca em posição especialmente favorável (ou menos desfavorável) se, acontecendo o pior por cá, a via a seguir vier a ser massivamente a da emigração. Dificilmente se terá lugar entre tantos colegas bem mais novos, com bem mais experiência e, não raro, mais ou melhor qualificados. Sendo certo que, se esse pior por cá acontecer, não me parece que haja mercado no estrangeiro - por muito interessantes que as arábias e o oriente possam ser - para toda a gente.

Claro que a aviação - e nela a profissão de piloto - se não resume aos aviões e à linha aérea. Mas mesmo quanto aos outros campos por que se estende a coisa não parece, de todo, brilhante. Por um bom punhado de anos, pelo menos.

Tenham cuidado com o que fazem com o dinheiro que (a maior parte das vezes, suponho) afinal não têm. Pensem bem, obriguem-se a criar um cenário pessimista, façam muito bem as contas (sem facilitismo, sem ilusões, sem visões românticas do futuro; e por favor não contem com salários milionários assim que põem um pé numa "Companhia") dentro desse cenário. E só depois decidam.

Eu sei que me repito. Mas este tema repete-se também, neste fórum.

Costa
Costa está offline   Responder com Citação
Antigo 17-04-12, 14:06   #20
C212-100
Membro

Citação:
Postado Originalmente por Costa Ver Post
O sonho nunca morre. É uma bonita frase de retórica e tem alguma verdade. Falo por mim que completei a teoria de linha aérea depois dos quarenta, obtive o "type rating" aos quarenta e seis, e fiz a prova prática de ATPL aos cinquenta. Já vos pude incomodar aqui no fórum, escrevendo em algum detalhe sobre o meu percurso e não vos vou incomodar novamente com esse relato.

Claro que uma tentativa tardia, ainda que bem sucedida (até ver...), tem problemas específicos: manifestar a inexperiência própria de um recém-chegado à profissão, na idade em que se deveria ser já dotado de uma larga experiência e acontecendo isso, com alguma frequência, perante comandantes bem mais novos do que o seu co-piloto... é por vezes especialmente embaraçoso. Mas isso ultrapassa-se, claro. Seja com a experiência que afinal se vai obtendo, seja com a construção de uma boa relação pessoal.

Em todo o caso, sem querer menorizar a opinião de quem acredita firmemente em perseguir o sonho, em ser humilde, em nunca desistir, permitam-me sustentar que casos de sucesso tardio são excepções e não a regra. Diria mesmo que, por estes tempos, casos de sucesso na entrada no mundo do transporte em linha são excepções, seja qual for a idade.

Não será a humildade, nem o sonho, o que pagará um investimento que acabará por não andar, entre curso e qualificação de tipo, muito longe dos 90.000 €. Ou mais (porque além disso é preciso comer, vestir... viver, enfim). Investimento que, em regra, terá que ser pago, com juros, seja-se ou não bem sucedido. E a probabilidade de o não ser é elevada e, num mercado cheio de oferta, não depende necessariamente de uma menos boa proficiência do candidato.

Por outro lado, isto de se ter chegado tardiamente à profissão não nos coloca em posição especialmente favorável (ou menos desfavorável) se, acontecendo o pior por cá, a via a seguir vier a ser massivamente a da emigração. Dificilmente se terá lugar entre tantos colegas bem mais novos, com bem mais experiência e, não raro, mais ou melhor qualificados. Sendo certo que, se esse pior por cá acontecer, não me parece que haja mercado no estrangeiro - por muito interessantes que as arábias e o oriente possam ser - para toda a gente.

Claro que a aviação - e nela a profissão de piloto - se não resume aos aviões e à linha aérea. Mas mesmo quanto aos outros campos por que se estende a coisa não parece, de todo, brilhante. Por um bom punhado de anos, pelo menos.

Tenham cuidado com o que fazem com o dinheiro que (a maior parte das vezes, suponho) afinal não têm. Pensem bem, obriguem-se a criar um cenário pessimista, façam muito bem as contas (sem facilitismo, sem ilusões, sem visões românticas do futuro; e por favor não contem com salários milionários assim que põem um pé numa "Companhia") dentro desse cenário. E só depois decidam.

Eu sei que me repito. Mas este tema repete-se também, neste fórum.

Costa
Um post com uma clarividência e presença de espírito de louvar. Obrigado, Costa.

Este post sim devia ser lido por aqueles que perseguem o "sonho"...

Muito cuidado com o que fazem com estas quantias de dinheiro. Estamos a falar do preço de uma casa, grosso modo, a investir para, na maioria, não ter qualquer retorno. Esta é a verdade.

Cumprimentos a todos.
C212-100 está offline   Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts