Voltar   Fórum|Aviação Portugal > Discussão Geral/Notícias > Discussão Geral

Resposta

Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 11-11-2009, 13:10   #11
Humberto Coelho
Membro

Registado em: Oct 2009
Padrão Re: Petróleo não é de origem fossil e é ínesgotável???

Citação:
Postado Originalmente por vhf Ver Post
Reparem neste artigo que eu li:

"O Pai Natal existe e mora na Lapónia..."

Custa-me um bocado a crer mas merece alguma pesquisa pois onde há fumo existe fogo. Estas lenga lengas da não existência do Pai Natal já vêm de décadas atrás, sendo que com esta especulação há sempre alguém que ganhe com isso... as crianças, em prejuízo dos pais, quando deveria ser o Pai Natal a custear isto tudo.

Essa não vale, o Pai Natal não precisa de combustivel.
Antigo 12-11-2009, 08:37   #12
Careca
Membro

Citação:
Postado Originalmente por MiguelMorais Ver Post
Verdade ou não uma coisa é certa, existem muitos lobbys no mercado do petróleo e os preços praticados são absolutamente ofensivos enchendo os bolsos de capitalistas sem escrúpulos!

Quanto à questão do Iraque nem vale a pena comentar, usando a Lei praticada em alguns Estados Norte-Americanos era pena de morte a quem os invadiu.
O que é facto, é que TODAS as patentes de energias alternativas ao petróleo, pertencem às petrolíferas e há muitos anos. Que eu saiba, não há uma patente que eles não tenham conseguido comprar.
Antigo 12-11-2009, 10:33   #13
MiguelMorais
Membro

Citação:
Postado Originalmente por Careca Ver Post
O que é facto, é que TODAS as patentes de energias alternativas ao petróleo, pertencem às petrolíferas e há muitos anos. Que eu saiba, não há uma patente que eles não tenham conseguido comprar.
E eu que já nem queria ir por aí. Já estou mesmo a ver num futuro qualquer vir à discussão o facto de que a água dos rios começa a escassear e com fim à vista, sendo por isso as barragens fortemente afectadas e lá disparam o preço da electricidade. Ou inventam a escassez de vento. Ou a escassez de luz solar. Ou mesmo a escassez de marés.

Parece ridículo mas o povo come tudo. E cala-se.

How fortunate for leaders that men do not think.
MiguelMorais está offline   Responder com Citação
Antigo 12-11-2009, 14:39   #14
FL076
Membro

Meus Caros Amigos, o nível de tecnologia de que dispomos hoje em dia há muito que nos permitiria lidar com fontes de energia alternativa.
Em todos os aspectos da nossa sociedade, dos transportes à indústria podíamos (caso houvesse real interesse nisso) estar livres (ou em vias disso) dos chamados combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás, etc).

O pequeno (estou a ser irónico) problema é que não há esse interesse.
Aos poderes instalados não lhes interessa nem convém alterar o estado da situação.
Não nos esqueçamos que a indústria dos recursos (das quais a petrolífera é uma) move bilhões de dólares/euros. Tem poder para controlar políticos, estados e sociedades inteiras.
E a eles, principalmente não lhes interessa mudar o estado da situação!

Por outro lado, às economias dos países e aos próprios cidadão, torna-se difícil alterar o estado das coisas.
Façam este exercício de imaginação:
"Em Portugal foram proibidos os automóveis a gasolina/gasóleo, todos os cidadãos que queiram terão que os substituir por veículos eléctricos"...
"Ou companhias aéreas a terem que renovar a frota inteira de um dia para o outro"... por exemplo
Não me parece!
Estando a falar de um país pequeno, imaginemos o problema global, isto já para não falar de alterar toda a indústria...
Países emergentes como a China e a Índia continuam a usar o carvão massivamente, pois também eles querem o seu lugar ao Sol..

O que vai aparecendo hoje em dia, é um pálido "tapar" os olhos da sociedade em geral, principalmente em Portugal.
Não nos esqueçamos que uma das maiores fontes de rendimento do Estado Português (senão a maior) é o imposto sobre os produtos petrolíferos.
Reparem no GPL, apenas a título de exemplo, é uma forma de combustível válida e económica, mas espalhou-se a opinião de que não seria segura (nunca soube de nenhum acidente grave, que não tenha havido com um carro a gasolina, por exemplo), de que o rendimento dos veículos sairia muito prejudicado, etc...
Também não houve interesse em diversificar a sua rede de abastecimento por exemplo...

Mas enfim, tem que se começar por algum lado e carros eléctricos, a GPL ou com células de hidrogénio, centrais eólicas, solares ou de biomassa, são bons exemplos do que se começa a fazer para mudar a situação.

Infelizmente é ainda muito pouco o que se faz e se não alterarmos o ritmo das mudanças, o nosso planeta pode chegar a um ponto irreversível do qual poderá não recuperar jamais.

O essencial é o mudar de mentalidade e isso meus Caros, é mesmo o mais difícil.

É a minha opinião e vale o que vale...

Aquele Abraço

PS- alguém sabe como converter as renas voadoras do pai natal numa força de energia utilizável? Dava-me um jeitão... :D

Fernando Santos
FL076 está offline   Responder com Citação
Antigo 12-11-2009, 14:54   #15
MiguelMorais
Membro

Citação:
Postado Originalmente por FL076 Ver Post
PS- alguém sabe como converter as renas voadoras do pai natal numa força de energia utilizável? Dava-me um jeitão... :D
Ela existe, é das energias mais poderosas existentes e que por sinal é das que menos trabalho (leia-se unidade escalar W) precisa para que exista.

Sim, falo da "imaginação"!

How fortunate for leaders that men do not think.
MiguelMorais está offline   Responder com Citação
Antigo 12-11-2009, 15:20   #16
FL076
Membro

Citação:
Postado Originalmente por MiguelMorais Ver Post
Ela existe, é das energias mais poderosas existentes e que por sinal é das que menos trabalho (leia-se unidade escalar W) precisa para que exista.

Sim, falo da "imaginação"!
Issso é algo que não falta por esse mundo fora... :D:D:D

Fernando Santos
FL076 está offline   Responder com Citação
Antigo 12-11-2009, 19:37   #17
zulu
Membro

Acho que nos devemos esforçar para deixarmos de ser tão dependentes do petroleo embora não me pareça que seja para a nossa gereação nem dos nossos netos...
Parece-me que a teoria do petroleo não ser fossil está correcta e tudo aponta a isso, o que a ser confirmado e divulgado de forma correcta seria uma catastrofe para as petroliferas mundiais, que em tempo de crise obtêm lucros astronomicos.
O preço do barril no mercado em média deveria ser de 25 a 30 USD pois o custo é de 15 a 20USD para as petroliferas(extracção e transporte), os 80 que estamos a pagar e os 145 que ja pagamos á 1 ano e uns meses são simplesmente LUCROS loucos que nos saem e bem do bolso.

Bons voos
zulu está offline   Responder com Citação
Antigo 12-11-2009, 21:41   #18
MAXIMUS
Membro

sou uma pessoa optimista de natureza,e sou a favor das energias verdes,e acredito (mas poderei estar errado) que num futuro proximo, vamos estar cada vez menos dependentes do petroleo.
acho que não é nenhum desafio,o que estão a fazer actualmente com carros, motos electricas,energia heolica....
para mim o maior desafio será na aviação..... isso sim, é que faz um pouco de "confusão"
este é o sector que está muito mais dependente do "ouro negro".

vamos esperar para ver....
MAXIMUS está offline   Responder com Citação
Antigo 12-11-2009, 22:29   #19
PA-22-108
Membro

Citação:
Postado Originalmente por Whitehawk Ver Post
Concordo inteiramente com o MAXIMUS!

De qualquer forma interessa saber a origem do artigo...
Estamos a discutir algo que continuamos sem saber quem disse
Antigo 13-11-2009, 00:18   #20
jahfly
Membro

O artigo foi escrito tendo por base o livro "Black Gold Stranglehold "de Jerome R. Corsi and Craig R. Smith.

Já agora para quem estive interessado este outro livro também é sobre o mesmo tema "THE BOTTOMLESS WELL"

Abraços.
jahfly está offline   Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts